Política : PRONUNCIAMENTO
Enviado por alexandre em 08/09/2020 09:18:10

Bolsonaro fala em compromisso com a Constituição e a democracia

Em um pronunciamento de 3 minutos veiculado em cadeia nacional de TV e rádio na noite desta segunda-feira (7), pela comemoração do 198º aniversário da Independência do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro exaltou as lutas por liberdade e independência do povo brasileiro ao longo de sua história e afirmou seu compromisso com a democracia e a Constituição.

Bolsonaro destacou a importância de o país não se submeter aos interesses de outras nações – em referência à declaração da Independência de 1822 – e também exaltou diferentes momentos em que o país lutou por democracia ao longo desses dois séculos, incluindo em seu discurso os movimentos dos anos de 1960 que levaram à instauração da ditadura militar, em 1964.

Leia também: 

Bolsonaro participa de cerimônia enxuta do 7 de Setembro; veja imagens

Estados Unidos parabenizam Brasil por Dia da Independência

Foi a primeira fala à nação do presidente em rede nacional desde os primeiros meses da pandemia de coronavírus no Brasil, em março e abril, quando os discursos oficiais foram marcados por panelaços em diversas cidades do país.

“Naquele histórico 7 de setembro de 1822, às margens do Ipiranga, o Brasil dizia ao mundo que nunca mais aceitaria ser submisso a qualquer outra nação e que os brasileiros jamais abririam mão da sua liberdade”, disse o presidente em sua fala desta segunda-feira. 

Entre as conquistas posteriores, Bolsonaro citou a participação da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial “para ajudar o mundo a derrotar o nazismo e o fascismo” e as lutas “pela preservação democrática” dos anos 1960, “quando a sombra do comunismo nos ameaçou”. 

"Nos anos 60, quando a sombra do comunismo nos ameaçou, milhões de brasileiros, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, foram às ruas contra um país tomado pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada", disse. 

O discurso foi lido e gravado com antecedência. O presidente não fez menção a outras questões como a crise econômica profunda por que passa ou país ou os quase 127 mil mortes já causadas pela pandemia do coronavírus no país

Íntegra

Leia a seguir a íntegra do discurso do presidente:

"Boa noite

Naquele histórico 7 de setembro de 1822, às margens do Ipiranga, o Brasil dizia ao mundo que nunca mais aceitaria ser submisso a qualquer outra nação e que os brasileiros jamais abririam mão da sua liberdade. 

A identidade nacional começou a ser desenhada com a miscigenação entre índios, brancos e negros. Posteriormente, ondas de imigrantes se sucederam, trazendo esperanças que em suas terras haviam perdido. 

Religiões, crenças, comportamentos e visões eram assimilados e respeitados. 

O Brasil desenvolveu o senso de tolerância, os diferentes tornavam-se iguais. O legado dessa mistura é um conjunto de preciosidades culturais, étnicas e religiosas, que foram integradas aos costumes nacionais e orgulhosamente assumidas como brasileiras.

Passados quase dois séculos da Independência, nos quais enfrentou e superou inúmeros desafios, o Brasil consolidou sua posição no concerto das nações. 

Ainda no século XIX, durante o período do Império, fomos invadidos e agredidos, derrotando a todos. 

Já no século XX, durante a II Guerra Mundial, a Força Expedicionária Brasileira foi à Europa para ajudar o mundo a derrotar o nazismo e o fascismo. 

Nos anos 60, quando a sombra do comunismo nos ameaçou, milhões de brasileiros, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, foram às ruas contra um país tomado pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção generalizada. 

O sangue dos brasileiros sempre foi derramado por liberdade.

Vencemos ontem, estamos vencendo hoje e venceremos sempre. 

No momento em que celebramos essa data tão especial, reitero, como Presidente da República, meu amor à Pátria e meu compromisso com a Constituição e com a preservação da soberania, democracia e liberdade, valores dos quais nosso País jamais abrirá mão. 

A Independência do Brasil merece ser comemorada hoje, nos nossos lares e em nossos corações. 

A Independência nos deu a liberdade para decidir nossos destinos e a usamos para escolher a democracia. 

Formamos um povo que acredita poder fazer melhor. 

Somos uma Nação temente a Deus, que respeita a família e que ama a sua Pátria. 

Orgulho de ser brasileiro. 

Presidente Jair Bolsonaro"

 

Bolsonaro reúne ministros no conselho de governo nesta terça-feira (8)

Bolsonaro e ministros voltam a se encontrar nesta terça-feira (8) em Brasília para tratar das reformas e da votação de vetos no Congresso, em especial a possibilidade de prorrogar benefícios fiscais a empresas até 2021, o que o governo é contra.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, são alguns que confirmaram presença até agora.

Leia também:
Em pronunciamento, Bolsonaro fala em compromisso com Constituição e democracia
Governo entrega trecho de obra de ferrovia ao Exército e pede ajuda ao Congresso

A sessão do Congresso de análise dos vetos, que iria ocorrer nesta quarta-feira (9), foi adiada. O governo pretende investir mais na articulação para evitar a derrubada do veto.

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou a presença no encontro com Bolsonaro

Foto: Divulgação/Isac Nóbrega/PR

Neste feriado, após cerimônia do 7 de Setembro, o presidente confraternizou em um almoço com ministros. De acordo com relatos à CNN, o clima foi ameno, com brincadeiras para melhorar o ambiente de trabalho.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia