Política : OS DONOS
Enviado por alexandre em 04/09/2020 09:03:43

Cinco partidos reúnem 60% dos proprietários rurais no Congresso

MDB, PSD, PP, PL e DEM concentram 60% dos proprietários rurais do Congresso, segundo levantamento inédito do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) sobre a representação de interesses do agronegócio nas duas casas.

O estudo revela ainda que mais de 20% das bancadas do DEM e do MDB são compostas por proprietários – 23% e 25%, respectivamente.

A maior parte dos donos de terras está concentrada no Senado. São 26% dos parlamentares, segundo dados do TSE. O percentual sobe para 35% se também forem incluídos dados do Incra. Esses números, segundo o estudo, garantem uma sobrerrepresentação de proprietários rurais em comissões permanentes voltadas para temas relativos à agropecuária e ao meio ambiente.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), fundada entre 1987 e 1988, é a maior frente parlamentar mista atualmente no Congresso, reunindo quase 50% dos membros de cada casa. São 246 deputados e 39 senadores. Na Câmara, 62% dos membros das comissões permanentes voltadas para agropecuária e meio ambiente pertencem à FPA.


Semana Brasil ocorrerá entre os dias 3 e 13 de setembro em todo o país — Foto: Divulgação/Semana Brasil

A Semana Brasil 2020 é um evento de compras promovido pelo Governo Federal em parceria com varejistas de todo o Brasil. O objetivo é reunir lojistas para oferecer descontos e atrair clientes como forma de voltar a aquecer o comércio em meio à crise econômica. O país está oficialmente em recessão após queda de 9,7% do PIB divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esta é a segunda edição do evento, que acontece na semana em que se comemora a independência do Brasil (7 de setembro). A campanha, que segue os passos da Black Friday, começa nesta quinta-feira (03) e irá até o dia 13 de setembro. A seguir, saiba tudo sobre a Semana Brasil 2020 e quais são as lojas participantes.

O que é e quando acontece a Semana Brasil

A Semana Brasil é uma campanha de descontos que estimula lojistas a criarem ofertas para aquecer a economia. Similar à Black Friday, o objetivo é aumentar as vendas em um período marcado pela baixa demanda por produtos nos meses que antecedem o Natal. A iniciativa começou em 2019 e registrou um aumento de 41% nas vendas online em relação ao mesmo período do ano anterior (2018), sem a campanha.

Em 2020, o evento visa aquecer o comércio brasileiro em um momento de contração econômica. A semana de compras é promovida pelo Governo Federal em parceria com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). Segundo o IDV, essa é a iniciativa “totalmente suprapartidária, que trará benefícios para a economia do país como um todo”.

A campanha deste ano está marcada para acontecer entre os dias 3 e 13 de setembro de 2020, mas já conta com publicidade estatal desde o dia 31 de agosto.

Lojas participantes Continue lendo

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia