Policial : ADIDOS
Enviado por alexandre em 09/07/2020 09:34:27

Bolsonaro designa delegados PF para serem adidos em embaixadas

O presidente Jair Bolsonaro designou dois integrantes da equipe do ex-diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo para postos diplomáticos em embaixadas brasileiras no exterior.

Um deles foi o delegado Umberto Ramos Rodrigues, que era chefe de gabinete de Valeixo. Rodrigues foi designado adido da PF na embaixada do Brasil em Pretória, na África do Sul.

CNN tem acesso à íntegra de depoimento de Valeixo; veja trechos

Mensagens mostram que Bolsonaro informou Moro sobre demissão de Valeixo

Assinatura de Moro foi usada sem autorização em exoneração de Valeixo

O outro delegado que ganhou um posto diplomático foi Roberval Ré Vicalvi, ex-diretor de Administração e Logística Policial da corporação. Ele foi designado adido da PF na embaixada em Paris, na França.

Segundo apurou a CNN, o presidente também tem sobre sua mesa um pedido para nomear o próprio Valeixo como adido de uma embaixada na Europa, mas ainda não tomou uma decisão. 

Valeixo foi um dos pivôs do pedido de demissão de Sergio Moro do Ministério da Justiça, no final de abril. O ex-juiz não aceitou a decisão de Bolsonaro de exonerar Valeixo da direção-geral da PF.

A exoneração do delegado é investigada em inquérito autorizado pelo Supremo Tribunal Federal para apurar suposta interferência do chefe do Palácio do Planalto na PF.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia