Brasil : COVID-19/BOLA
Enviado por alexandre em 08/06/2020 00:30:58

CBF divulga guia médico e prevê cinco fases no retorno do futebol

CBF divulga guia médico e prevê cinco fases no retorno do futebol

CBF — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
A CBF divulgou seu "Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro". O documento foi elaborado por uma comissão médica especial e seguiu orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB).
O documento reforça a importância de os clubes seguirem medidas preventivas, como lavar as mãos, não cumprimentar pessoas tocando-as, não cuspir em campo, usar máscaras quando não estiverem em atividade nos campos, limpar com mais frequências equipamentos usado nas atividades, entre outras.
Quanto a retomada das atividades, a CBF definiu cinco fases: preliminar, de treinamentos individuais ou em pequenos grupos, de treinamentos coletivos, de competições e de acompanhamento.
A Fase preliminar é marcada principalmente pela testagem de jogadores, comissão técnica e funcionários. Os testes em familiares é facultativo, mas um questionário detalhado deverá ser aplicado. Os casos suspeitos serão isolados.
Na fase seguinte, que prevê treinos individuais ou em pequenos grupos, todos "deverão utilizar condução própria e individual, uniforme de treino desde a sua residência e, após o término, retornar imediatamente para a sua residência". Será preciso verificar a temperatura de todos, de preferência ainda no veículo, e barrada a entrada dos que apresentarem medida acima de 37,5ºC.
Na terceira fase, de treinamentos coletivos, a CBF afirma que suas competições voltarão "em concordância com as normas das autoridades de saúde". Medidas de segurança, como verificação de temperatura, uso de máscaras, avaliação clínica, continuarão nesta fase.
Durante a sessão de treinamento, os atletas estarão dispensados do uso de máscaras. Não será servidas refeições e o nutricionista do clube deverá preparar kits individuais. Caso seja necessário fisioterapia ou massagem, a ideia é agendar horários individualizados.
"No treinamento coletivo, o período de aquecimento deverá respeitar a distância mínima de 1 metro entre os atletas e membros da comissão técnica", afirma o documento. "A cada intervalo do treino todos deverão higienizar as mãos com álcool em gel a 70% e utilizar garrafas individuais para hidratação", acrescenta.
O guia ainda determina que todos os vestiários devem ser utilizados para evitar aglomeração e que os uniformes devem ser separados pelos próprios jogadores para recolhimento posterior da equipe de rouparia. Todos os funcionários também deverão usar máscaras.
Sobre o retorno das competições, que corresponde à quarta fase, o documento afirma que "a dinâmica da epidemia certamente influenciará no período de treinamento mínimo necessário para um retorno seguro às competições. Ajustes na tabela de jogos podem ser necessários para acomodação das datas disponíveis para a disputa das partidas".
Todas as partidas serão realizadas sem a presença de público e a participação de imprensa deve ser organizada previamente em reunião por videoconferência com a participação da CBF.
Além disso, o documento prevê diversas outra medidas, como proibição de troca de camisas, fechamento de salas não utilizadas, locais específicos para enfermaria e comemoração de gols individualizada No banco de reservas, todos devem utilizar máscaras e respeitar distância de um metro.
Por fim, na fase de acompanhamento, a CBF diz que os clubes devem enviar dados semanalmente e prevê a realização de testes aleatórios nos jogadores.

Fonte: Estadão Conteúdo


De Paquetá a Reinier, o status das joias do Flamengo na Europa

Compartilhar:
Foto: GloboEsporte.com

Nos últimos anos, o clube negociou seis jovens para o Velho Continente

 O futebol começou a voltar, aos poucos, na Europa, e é a chance de a torcida do Flamengo acompanhar alguns dos garotos criados no Ninho do Urubu em ação por lá. Nos últimos anos, o clube negociou seis jovens para o Velho Continente: Vinicius Junior, Lucas Paquetá, Reinier, Felipe Vizeu, Léo Duarte e Jean Lucas.

 

Cada um deles está num estágio diferente na Europa. Enquanto Vinicius Junior ganhou seu espaço no Real Madrid, Lucas Paquetá ainda não decolou no Milan. Felipe Vizeu, Léo Duarte e Jean Lucas, cada qual à sua maneira, ainda buscam maior destaque. E o caçula Reinier vive fase de adaptação.

 

Veja também

Cristiano Ronaldo se torna o primeiro jogador bilionário na história do futebol

Jogador tem contrato rescindido após comentários racistas de esposa

 

Abaixo, o GloboEsporte.com mostra a situação de cada um dos meninos revelados no Flamengo:

 

 — Foto: INFO ESPORTE

Foto: Infoesporte

 

Clube atual: Akhmat Grozny (Rússia)


Valor da transferência: 6 milhões de euros


A trajetória de Felipe Vizeu é marcada por oscilação. Após criar expectativa pelo bom desempenho no Flamengo, vestiu a camisa da Udinese no meio de 2018 - com contrato de cinco anos. Contudo o centroavante não aconteceu no futebol italiano e pouco tempo ficou. Desde então, dois outros clubes na carreira.

 

Voltou ao Brasil no início de 2019, emprestado ao Grêmio. Com Renato Gaúcho, 26 jogos, mas uma passagem marcada pela irregularidade. O resultado foi um novo empréstimo no início de 2020: cobiçado pelo Athletico-PR, acabou fechando com o Akhmat Grozny, da Rússia. Dois jogos oficiais pelo clube na liga, parada desde março.

 

 — Foto: INFO ESPORTE

Foto: Infoesporte

 

Clube atual: Lyon


Valor da transferência: 8 milhões de euros


Em sua primeira temporada na Europa, Jean Lucas teve pouco espaço no Lyon. O volante foi titular em quatro das 17 partidas que disputou pelo clube francês, com três gols marcados. Das vezes em que começou em campo, apenas uma foi no Campeonato Francês.

 

Jean teve mais espaço nas copas locais: foi titular em três partidas e marcou dois gols. Em janeiro, o jornal "L'Equipe" noticiou a possibilidade de o volante ser emprestado, com o Atlético-MG como uma das possibilidades. O plano, porém, não avançou. Jean tem contrato com o Lyon até junho de 2024.

 

 — Foto: Info Esporte

Foto: Infoesporte

 

Clube atual: Milan


Valor da transferência: 11 milhões de euros


As lesões têm atrapalhado a primeira temporada de Léo Duarte pelo Milan. Desde que chegou, em julho de 2019, o zagueiro teve duas lesões importantes.

 

Primeiro, em novembro, operou o calcanhar e ficou fora por quatro meses. Recentemente, na retomada após a paralisação do futebol na Itália, teve uma lesão muscular na coxa e deve ficar mais um mês fora de combate.

 

Até o momento, Léo atuou em apenas cinco partidas pelo Milan: quatro delas como titular.

 

 — Foto: Info Esporte

Foto: Infoesporte

 

Clube atual: Milan


Valor da transferência: 35 milhões de euros


Contratado a peso de ouro no fim de 2018, Paquetá não conseguiu ainda mostrar no Milan o futebol que o fez se destacar no Flamengo. Ele até começou como titular, mas aos poucos foi perdendo espaço na equipe, que também não faz boa campanha na atual temporada italiana.

 

No início do ano, Paquetá chegou a deixar de ser relacionado para o jogo contra o Brescia - segundo a imprensa italiana, um pedido do próprio jogador. Foi titular em apenas três das últimas 10 partidas que disputou.

 

Ao todo, o meia tem 36 jogos pelo Milan (25 como titular) e apenas um gol marcado. Em maio, foi incluído pelo jornal "Gazzetta dello Sport" em uma seleção de decepções do Campeonato Italiano nos últimos dois anos.

 

 — Foto: Info Esporte

Foto: Infoesporte

 

Clube atual: Real Madrid (Espanha)


Valor da transferência: 30 milhões de euros


Reinier é a última grande promessa do Flamengo negociado com o futebol europeu. Lançado por Jorge Jesus e contratado a peso de ouro pelos merengues no início do ano, o garoto de 18 anos, que se emocionou na apresentação ao novo clube, dá os primeiros passos com a camisa do Real Madrid Castilla, comandado por Raúl González. O jogador surge como uma grande aposta de Florentino Pérez para os próximos anos.

 

De acordo com o diário "As", da Espanha, o meia foi chamado por Zidane para treinamentos com a equipe principal logo na retomada às atividades após a parada devido ao coronavírus. O "Marca", de Madri, noticiou um possível empréstimo na próxima temporada para Reinier ganhar bagagem.

 

 — Foto: Info Esporte

Foto: Infoesporte

 

Clube atual: Real Madrid (Espanha)


Valor da transferência: 45 milhões de euros


A maior das joias dos últimos anos do Flamengo, Vinicius Junior é quem mais ganhou destaque na Europa até o momento. E segue entre os grandes. O garoto teve brilho logo após a estreia em agosto de 2018 e foi capa dos principais jornais do mundo. Com nível de exigência elevado, alternou bons e maus jogos, mas teve a infelicidade de uma lesão grave nos ligamentos do tornozelo logo num momento de crescimento dentro da equipe e acabou cortado da lista de convocados de Tite para a Seleção.

 

 

Após dois meses parado, voltou ainda para os jogos finais da temporada 2018/19. Começou o novo ciclo com forte concorrência e sem a mesma performance, levantando rumores de empréstimo na Europa. Bancado por Zidane, ganhou confiança e cresceu de nível em 2020. Um dos destaques da equipe antes da parada devido à pandemia - eleito melhor jogador de fevereiro do Real em eleição realizada por um patrocinador do clube -, Vinicius ainda deixou sua marca no Superclássico contra o Barcelona, na vitória por 2 a 0 no Santiago Bernabéu.

 

Globo Esporte



Gabriel Jesus e Willian levantam voz contra racismo: 'É importante que muitos se posicionem'

Compartilhar:
Foto: Reprodução

Gabriel Jesus e Willian pedem apoio a protestos antirracistas

 É preciso se posicionar. Essa é a mensagem que dois atacantes negros da seleção brasileira querem passar a todos que lutam contra o racismo. Em depoimentos gravados para o programa Esporte Espetacular, Gabriel Jesus, do Manchester City, e Willian, do Chelsea, ampliaram as vozes de combate ao preconceito.

 

“Infelizmente vem piorando, vem aumentando os acontecimentos e os casos. A gente tem que dar um basta. Não pode mais acontecer isso nesse mundo que a gente vive. Então temos que lutar muito, sim, contra o racismo, porque vidas negras importam”, disse Jesus.
JOGO EM CASA - Paulinho e Yuri falam sobre morte de João Pedro: "Poderia ter sido eu"

 

Veja também

Cristiano Ronaldo se torna o primeiro jogador bilionário na história do futebol

Jogador tem contrato rescindido após comentários racistas de esposa


Os manifestos são reflexos da onda de protestos pelo mundo causada pelo assassinato de George Floyd. Ex-segurança negro, ele foi morto por um policial branco, em Mineápolis, nos Estados Unidos, no último dia 25 de maio.

 

No Brasil, outro caso recente chocou e também ampliou o debate sobre racismo. O garoto João Pedro, de 14 anos, foi morto dentro de sua casa, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, alvejado por tiros disparados pela polícia durante uma operação na comunidade onde vivia. Diante do episódio, Willian reforça: não há como tratar tal fato como normal.

 

– A gente costuma tratar assuntos assim como um assunto normal, e não é normal. Mais um menino negro sendo assassinado dentro de casa e ninguém sabe explicar o porquê. Com certeza isso mexe muito comigo e com as outras pessoas negras que moram no Brasil e ao redor do mundo também – comenta o atacante do Chelsea.

 

"É importante o posicionamento de muitas pessoas, principalmente negras. Eu estou do lado do protesto, estou do lado do posicionamento para que isso possa acabar de uma vez por todas”, declarou Willian.

 


Enquanto o futebol na Inglaterra não retorna, Gabriel Jesus e Willian usam a voz ao invés dos pés. A volta do Campeonato Inglês será no dia 17 de junho. O Manchester City encara o Arsenal, às 16h15 (de Brasília). O Chelsea volta a jogar no dia 21, contra o Aston Villa, fora de casa.

 

Globo Esporte



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia