Brasil : ESPORTE & SAÚDE
Enviado por alexandre em 08/06/2020 00:23:52

Como a pandemia mudou os hábitos de exercício físicos no Brasil

Com o isolamento social promovido para evitar a proliferação do coronavírus, a atividade física no Brasil caiu cerca de 20%. Os dados vêm de pesquisa da Polar, empresa de aparelhos vestíveis (wearables) para atividade física, que usou as informações que seus aparelhos coletaram no período para descobrir como o exercício físico tem mudado.

 

O principal impacto foi sentido nas atividades outdoor (ao ar livre). A prática de corrida e esportes de força diminuíram 13% e 55% respectivamente. Atividades que demandam equipamento especializado, que normalmente podem ser encontrados em academias e clubes, também sofreram queda: corrida na esteira caiu 67%, enquanto a natação foi a mais impactada: queda de 86%.

 

No entanto, o treino em casa entrou para substituir essas atividades. O treino funcional aumentou em 94%, por exemplo. O ciclismo indoor também aumentou 42%, impulsionado também pelo preço mais baixo de bicicletas ergométricas no mercado.

 

Veja também

 

Qualidade do sono pode ajudar no combate à covid-19

 

Em dia de conscientização, médicos alertam sobre obesidade infantil

"O relógio (da Polar) sincroniza as informações que grava com o aplicativo," afirma André Bandeira, country manager da empresa finlandesa no Brasil. "Desse aplicativo, vai para a base de dados que está na nossa matriz. A partir daí, podemos ter insights sobre o comportamento do nosso usuário."

 

6 benefícios de correr ao ar livre – FDBK

 

Bandeira deixa claro, porém, que os números refletem apenas pessoas que já estão acostumadas a fazer exercício físico e, por isso, usam vestíveis como a da Polar para monitorar suas atividades. Ele também ressaltou que a pesquisa manteve a privacidade e anonimato de todos os usuários.

 

A pesquisa também mostra como os hábitos de sono mudaram. Sem precisar se deslocar todo dia ao trabalho, o brasileiro tem dormido mais tarde e acordado mais tarde também. Em geral, isso tem se traduzido em 21 minutos a mais de sono por dia, em média.

 

Saiba o que fazer para diminuir a insônia na quarentena – Seleções ...

Fotos: Reprodução

 

"O fato de pessoas estarem dormindo melhor é um bom indício, apesar do menor exercício físico," disse Bandeira.

 

Apesar da pandemia, o mercado brasileiro segue forte no setor dos vestíveis. Segundo Bandeira, o crescimento estimado no mundo é de 20% ao ano. Ele também acredita que quarentena vai ampliar a preocupação do brasileiro com a saúde física.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

"Tudo o que a gente está vivendo agora está relacionado a saúde. Então o número de pessoas fazendo atividade física deve virar e, provavelmente, o sono vai se manter," disse. "É um mercado que está em crescimento pleno" 

 

Globo/Negócios

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia