Brasil : MAPA BRASIL
Enviado por alexandre em 19/05/2020 00:01:17

Brasil continua com 5.568 municípios, aumenta 111 distritos e muda o nome de 6 cidades

Seis municípios brasileiros alteraram seu nome oficial entre março de 2019 e janeiro de 2020, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A mudança mais radical ocorreu com o município de Augusto Severo, no Rio Grande do Norte, que passou a se chamar Campo Grande.

Fortaleza do Tabocão, no Tocantins, passou a ser oficialmente denominada apenas como Tabocão. As outras quatro mudanças envolvem apenas alterações ortográficas: Ererê (CE) passa a ser chamado Ereré; São Thomé das Letras (MG) passa a ser São Tomé das Letras; Xavantes (SP) passa a ser Chavantes, e Dona Eusébia (MG) passa a ser Dona Euzébia.

Segundo o IBGE, desde 1938 já ocorreram 121 alterações de nome de municípios. A última delas havia ocorrido em 2017, quando São Luís do Paraitinga (SP) trocou o S pelo Z e passou a se chamar São Luiz do Paraitinga.

Distritos municipais

O IBGE também atualizou a lista de municípios e seus distritos e subdistritos. Segundo o instituto, o país continua com 5.568 municípios, além do Distrito Federal e de um distrito estadual – Fernando de Noronha, em Pernambuco -, desde 2013.

Mas o número de distritos e subdistritos/regiões administrativas cresceu de 2018 para 2019. No ano passado, foram registrados 111 novos distritos, num total de 10.607 unidades, e três novos subdistritos, num total de 686.



Depois de o Radar revelar na edição de VEJA que está nas bancas que o Tribunal de Contas da União investigava um contrato de 912 milhões de reais do Ministério da Saúde, a pasta informou no fim de semana que não havia chegado a assinar o contrato e irá suspender o processo.

“O Ministério da Saúde informa que os processos de aquisição para o enfrentamento da Covid-19 são analisados pelos órgãos de controle antes da assinatura de contrato, em especial pela escassez de fornecedores e a prática de preços elevados pelo mercado. É o caso da compra de aventais. O contrato de aquisição não foi assinado e a revogação de dispensa de licitação será publicada nesta segunda-feira”, diz o ministério.

Não fosse o TCU solicitar a oitiva do servidor da Saúde envolvido no caso, a compra monumental, sem lastros técnicos nem pesquisa de preços seguiria alegremente. O tribunal constatou que o governo iria comprar 80 milhões de aventais sem sequer ter mapeado quantos profissionais de saúde e quantas unidades médicas do país poderiam receber o material.

As articulações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para construir sua base política no Congresso com a participação de partidos do Centrão podem ter reflexos na eleição municipal deste ano. Em Pernambuco, por exemplo, legendas que estão negociando apoio a Bolsonaro – e em troca estão ganhando o direito de indicar aliados para ocupar cargos no governo – estão na coligação do governador Paulo Câmara e do prefeito do Recife, Geraldo Julio, ambos do PSB.

Assim como o Republicanos, que indicou o nome para a Secretaria de Mobilidade do Ministério de Desenvolvimento Regional, o Avante, PSD, PP, Solidariedade e o PL estão na mira de Bolsonaro. Já o PSB assumiu uma postura de enfrentamento ao presidente. No final de abril, um grupo de deputados do partido entrou com um pedido de impeachment contra Bolsonaro, onde lista 11 crimes de responsabilidade que, segundo eles, teriam sido praticados pelo chefe da nação.

Além disso, Paulo Câmara e Geraldo Julio têm feito críticas contundentes ao governo federal. Agora, mais acirradas por conta das declarações do presidente em relação à crise provocada pelo novo coronavírus no país. O deputado Silvio Costa Filho, presidente estadual do Republicanos, disse acreditar que a decisão do partido de participar do governo Bolsonaro não vai influenciar em uma possível aliança com o PSB para apoiar o pré-candidato socialista João Campos.

“O presidente nacional do meu partido (Marcos Pereira) me deu autonomia para buscar o melhor caminho no estado. Além disso, no âmbito nacional temos adotado uma postura de independência e votado por uma agenda para o Brasil. Então, vamos continuar trabalhando para fortalecer a sigla em Pernambuco. O nacional não vai interferir”, garantiu. Continue lendo

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia