Regionais : Osmar Terra agora é chamado de Porcina, aquele que foi sem nunca ter sido
Enviado por alexandre em 08/04/2020 14:24:09

O deputado Osmar Terra virou motivo de chacota na Esplanada dos Ministérios. Depois de passar boa parte da segunda-feira (06) achando que seria ministro da Saúde, inclusive falando com especialistas e governadores como se já estivesse no cargo, teve que cair na real. 

Ele está sendo chamado de Porcina, aquele que foi sem nunca ter sido, numa referência à personagem Viúva Porcina, interpretada por Regina Duarte, hoje secretária Nacional de Cultura, na novela Roque Santeiro. 

Por conveniência, Terra compartilha das ideias do presidente Jair Bolsonaro, com quem se reuniu nos últimos dias. Ele é a favor da suspensão do distanciamento social e do uso da cloroquina no tratamento da Covid-19. 

Terra, que é médico, quer porque quer voltar a ser ministro. Para isso, não se furtou em alimentar o descontentamento de Bolsonaro em relação a Luiz Henrique Mandetta, mantido como ministro depois de um dia de tensão. 

Mandetta, por sinal, se refere a seu desafeto como “Osmar Trevas”.



A tensão continua alta no Ministério da Saúde, pois a possível demissão do ministro Luiz Henrique Mandetta continua na radar, mas a ordem foi reorganizar a casa para que o trabalho de combate ao novo coronavírus se mantenha firme. 

Ante a decisão, depois revertida, do presidente Jair Bolsonaro de defenestrar Mandetta, muita gente da linha de frente da equipe que combate à Covid-19 limpou as gavetas e desmontou estruturas. Muitos não acreditavam no recuo de Bolsonaro. 

Desde o início desta terça-feira (07), Mandetta se reuniu com os auxiliares pedindo que não demonstrem desmotivação em público. Muito pelo contrário, é preciso reforçar a confiança, para que a população continue comprando as determinações do ministério. 

Também foi dado o alerta. Os ataques a Mandetta e a seus subordinados vão aumentar muito. O “Gabinete do ódio” instalado no Palácio do Planalto está disseminando uma série de informações falsas contra o ministro. 

O objetivo dos defensores de Bolsonaro é derrubar Mandetta a qualquer custo. Se consolidou entre eles o pensamento de que o ministro está sendo usado pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, para desestabilizar Bolsonaro.


O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta terão uma reunião nesta quarta-feira (08), às 9h, a sós, no Palácio do Planalto.

Oficialmente, o assunto são ações de combate à Covid-19.

A Mandetta, foi pedido que leve um balanço do que foi feito até agora contra a pandemia.

Mas, como o humor de Bolsonaro é previsível como um vulcão em chamas, tudo pode acontecer.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia