Política : ÓDIO VERSUS ÓDIO
Enviado por alexandre em 06/04/2020 09:19:27

Maia diz que o governo de Bolsonaro é gerido pelo gabinete do ódio

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse em entrevista à TV Band neste domingo (05) que o governo Bolsonaro é guiado pelo “gabinete do ódio” comandado por Olavo de Carvalho. Afirmou ainda que empresários brasileiros “patrocinam” robôs favoráveis ao grupo para espalhar notícias falsas nas redes sociais.

“Toda semana eles tentam criar uma nova narrativa para enfraquecer o Parlamento, para enfraquecer o ministro Mandetta. (…) Acho que a sociedade nesse momento começa a entender que há muitas informações falsas, muitas mentiras, mas, mais do que isso, muita irresponsabilidade, que tem sido, infelizmente, muitas vezes comandada pelo próprio presidente da República”, disse Maia.

O congressista avaliou que o Executivo está respondendo “com lentidão” ao combate à pandemia. Afirmou que Bolsonaro estimula posições divergentes das indicadas pelo Ministério da Saúde e causa conflitos dentro do próprio governo.

Ao mostrar a insatisfação da atuação do governo em relação à doença, Maia comparou às atitudes tomadas recentemente nos Estados Unidos. O Congresso norte-americano e o presidente, Donald Trump, fecharam acordo para aprovar um pacote emergencial de US$ 2 trilhões.

“As coisas foram acontecendo de forma homeopáticas, diferente do que fez o governo americano, que apresentou um grande pacote ao parlamento. Assim fica mais fácil de dialogar, porque, quando você faz uma grande proposta, você vai com uma proposta onde você limita as suas possibilidades”, declarou Maia.

Para Maia, Bolsonaro é orientado por seus assessores para não formalizar sua posição sobre a discordância em relação ao isolamento social. Segundo o presidente da Câmara, o chefe do Executivo só não toma a decisão porque “sua assessoria não deixa”.

“Se ele assinar alguma orientação formal, que vá contra a orientação do seu próprio ministro e da OMS, certamente ele responderá pessoalmente a essa decisão de liberar o isolamento sem ter um embasamento legal para isso”, afirmou.

Segundo Maia, o governo está gerando “ansiedade” na população brasileira ao causar atritos “desnecessários” entre Poderes e setores. O governo, diz o deputado, deveria atuar para salvar vidas e empregos ao invés de ficar conflitando com o Congresso e o Supremo.

CORONAVÍRUS

“A pandemia deve começar a cair em agosto e, em meados de setembro, deve estar estabilizada”, foi o que disse o presidente da Câmara sobre a previsão do ministro Henrique Mandetta (Saúde) para o fim do surto de coronavírus no país. Continue reading


Agências do INSS estão fechadas por causa do coronavirus Foto: Arquivo

O INSS ainda tem uma fila de 1,75 milhão de pedidos de benefícios, o que pode agravar a situação dos idosos durante a pandemia do coronavírus.

Os dados são de 23 de março. Há dois meses, o número era de 2 milhões.

À época, a crise levou à demissão do presidente do INSS e fez o governo anunciar a contratação de 8 mil militares da reserva e servidores aposentados para tentar desafogar a demanda.

A insatisfação com o INSS levou um homem a recorrer à Lei de Acesso à Informação para reclamar ao Palácio do Planalto de que estava há seis meses na fila.

“Já faz seis meses. Será que como cidadão eleitor do Dr. Bolsonaro, que acredito que vai mudar este país, não tenho direito à informação, como reza a Constituição? Um sim ou não? Conto com a ajuda deste órgão ligado à Presidência”, escreveu o cidadão à Secretaria Geral do Planalto.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia