Policial : NADA HAVER
Enviado por alexandre em 04/03/2020 09:02:07

Álcool e gel não altera bafômetro, diz coordenador da Lei Seca

O uso de álcool em gel não influencia o teste do bafômetro em ambiente aberto, como são feitas as blitzes da Operação Lei Seca. A utilização do gel pode gerar “falso positivo” apenas em ambiente fechado. De qualquer forma, motoristas que se sentirem prejudicados terão possibilidade de repetir o teste após 15 minutos.

A informação foi repassada pelo coordenador executivo da operação, o major da Polícia Militar Felipe Gondim, durante entrevista coletiva da Secretaria Estadual de Saúde sobre os casos em investigação e descartados de coronavírus em Pernambuco.

“É possível (o álcool em gel) influenciar, desde que seja utilizado dentro de um ambiente fechado e imediatamente antes do teste ser feito. Nós da Lei Seca fazemos o teste sempre em ambiente aberto. Convidamos o usuário a sair do veículo e a se dirigir ao local onde fazemos um teste. Porém, caso o condutor (que testar um falso positivo) argumente que usou o gel momentos antes, será sugerido um novo teste em 15 minutos, pois o álcool vai evaporar no ar e não vai dar positivo. Não é possível algum condutor que fez uso de álcool em gel ser notificado, somente se tiver feito o uso de bebida alcoólica”, disse o coordenador da Lei Seca em Pernambuco. Ele ressaltou que esse mesmo procedimento é utilizado com relação aos enxaguantes bucais que contêm álcool em sua composição. O major Felipe Gondim defendeu ainda que as autoridades não podem condenar o uso do álcool em gel como instrumento eficaz de limpeza e higiene para combater qualquer tipo de doença respiratória nem, por outro lado, reduzir a fiscalização dos que ainda conduzem um veículo após fazer uso de bebida alcoólica. “Aqui em Pernambuco, a Lei Seca vai continuar operando normalmente e cumprindo seu papel de salvar vidas durante todo esse período (de enfrentamento ao coronavírus)”, colocou.

No Brasil, os acidentes de trânsito com vítimas fatais ainda é uma epidemia mais letal que qualquer vírus e sem perspectiva de “cura” ou solução a curto e médio prazos. A cada hora, cinco pessoas morrem como vítimas de acidentes de trânsito no país, segundo dados do Ministério da Saúde.

Ainda sobre o uso do etilômetro, ontem os policiais rodoviários federais emitiram uma nota à direção nacional da PRF, pedindo a restrição do uso nas estradas federais, sob argumento de que o contato com gotículas de ar expelidas pelo motorista podem colocar os agentes da lei em risco. A Superintendência da PRF em Pernambuco confirmou o recebimento do pedido e informou que encaminhou a solicitação à Divisão de Saúde da Polícia Rodoviária Federal, em Brasília. Continue reading

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia