Regionais : Em Ouro Preto do Oeste, pais dormem em pátio para conseguir matricular filhos em escola cívico-militar
Enviado por alexandre em 29/01/2020 09:31:25

Eles passaram a noite em barracas, redes e até em bancos de cimentos em busca de uma vaga.




A vontade de que os filhos estudem em uma escola cívico-militar fez com que dezenas de pais dormissem no pátio da Escola Estadual 28 de Novembro na noite desta terça para quarta-feira, na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, em busca de uma vaga.

A atendente de lanchonete Juliana Gonçalves foi a primeira a chegar em frente à escola, por volta das 14h, na tentativa de conseguir no dia seguinte uma vaga no 9° ano para sua filha, que estuda em outra escola na cidade. Assim como Juliana, outros pais foram chegando e se instalando em barracas, no chão ou dentro de carros.

No início da noite, a pedido da coordenadora do CRE de Ouro Preto do Oeste, Marivone Resende de Araújo, a diretora foi à escola e autorizou que os pais se acomodassem no pátio da unidade educacional. No final da noite, por volta das 23h, já havia mais de 15 pais aguardando, em barracas, redes e atém mesmo em bancos de concreto, o dia amanhecer para matricular seus filhos.

Alguns pais que aguardavam na fila estavam indignados, alegando que a Secretaria Estadual de Educação estava priorizando os alunos de outras cidades, da zona rural e de escolas particulares através do sistema de agendamento por meio da matrícula online. E argumentaram que moram na cidade, e alguns até próximo à Escola 28 de Novembro, e mesmo assim não tiveram a mesma oportunidade.

Em contato com a coordenadora Marivone, a mesma informou que não havia a necessidade desses pais passarem a noite na escola, uma vez que, segundo ela, todos os alunos já estão matriculados em outras escolas da cidade e que na Escola 28 de Novembro existem pouquíssimas vagas.

Marivone ressaltou que orientou a diretora a atender os alunos dentro das vagas disponíveis e que os demais que não conseguirem neste momento, irão para uma lista de espera. Conforme for surgindo vaga no decorrer do ano em razão de alguns alunos se mudarem ou não se adequarem, a escola irá ligar para os nomes da lista.

Também explicou quedo dia 20 ao dia 28 de janeiro foi o prazo para que os alunos fora da rede estadual - os que estavam vindo do sistema municipal, da rede privada, de outros estados ou que estão voltando a estudar - realizarem a reserva online. Acrescentou que a partir desta quarta-feira (29), será a vez dos alunos da rede estadual que têm interesse em se transferir de uma escola para outra.

A coordenadora detalhou que a escola cívico-militar 28 de Novembro está programada para atender mil estudantes, sendo 30 alunos por turma. Após um levantamento realizado nesta terça-feira, detalhou a quantidade de vagas que ainda restam.

- 6° ano > Não possui vagas;
- 7° ano > Não possui vagas;
- 8° ano > Possui 3 vagas;
- 9° ano > Possui 2 vagas;
- 1° ano > Possui 11 vagas;
- 2° ano > Possui 13 vagas;
- 3° ano > Possui 5 vagas







GAZETA CENTRAL

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia