Brasil : RAIOS
Enviado por alexandre em 27/01/2020 08:31:25

Por que o Brasil é campeão em incidência de raios? Veja perguntas e respostas

O que são raios?

Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil amperes, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico. A descarga percorre distâncias da ordem de cinco quilômetros.

Qual a duração de um raio?

Um raio pode durar até dois segundos, mas dura em geral cerca de meio a um terço de segundo. No entanto, cada descarga que compõe o raio dura apenas frações de milésimos de segundos.

Um raio pode cair duas vezes em um mesmo lugar?

Pode. Geralmente os raios caem mais de uma vez em um mesmo local quando este apresenta grande incidência de raios. O Cristo Redentor, por exemplo, é atingido anualmente por seis raios, em média.

Um raio pode atingir diretamente uma pessoa?

A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que uma para um milhão. No entanto, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, a chance pode aumentar em até uma para um mil. As descargas elétricas também provocam incêndios e queda de linhas de energia.

Por que o Brasil é o país campeão mundial em incidência de raios?

No Brasil, caem aproximadamente 80 milhões de raios por ano e a explicação é geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta – área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios. Continue reading

https://abrilveja.files.wordpress.com/2020/01/15190602-high.jpeg?quality=70&strip=all&resize=420,280 420w, https://abrilveja.files.wordpress.com/2020/01/15190602-high.jpeg?quality=70&strip=all&resize=360,240 360w, " data-pin-nopin="false" width="618" height="412" />

A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou na tarde deste domingo um novo boletim sobre as chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Subiu para 44 o número de vítimas fatais. Belo Horizonte é a cidade mais afetada: 14 pessoas sucumbiram à tragédia. Na região metropolitana morreram 26 pessoas.

Em comunicado, o órgão informa que 19 pessoas se encontram desaparecidas e doze estão feridas. Há 3.354 desabrigados e 13.887 desalojados. Noventa e nove dos mais de 800 municípios do estado foram declarados em estado de emergência.  As chuvas também atingem Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde nove pessoas morreram há uma semana.

Um dos últimos corpos encontrados sob os escombros foi o de uma mulher em Vila Bernadete, bairro da periferia de Belo Horizonte, onde seis pessoas morreram após um deslizamento de terra que atingiu sete casas na encosta. No local, os bombeiros, que retomaram o resgate esta manhã, continuam procurando uma pessoa desaparecida em meio à lama e detritos. O motorista de aplicativo Audemar Carneiro, de 51 anos, é vizinho das casas que cederam e amigo dos falecidos. “Aqui era um lugar seguro. Mas choveu bastante. Foi uma tragédia não anunciada”, explicou. Carneiro também está desabrigado e, há duas noites, dorme na casa de um amigo.

O governador Romeu Zema disse que irá priorizar a ajuda humanitária e que depois cuidará de obras emergenciais, que serão realizadas assim que as condições climáticas permitirem. “O Brasil precisa de um reordenamento urbano. Precisamos de políticas públicas consistentes, de longo prazo, que gradativamente venham a diminuir as zonas de risco. Caso contrário, veremos isso ocorrer muitas vezes”, afirmou. Continue reading

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia