Política : SEM VICIOS
Enviado por alexandre em 24/01/2020 08:10:04

Regina Duarte quer eliminar todos os rastros de Alvim na Cultura

Após a desastrada passagem de Roberto Alvim pela chefia da Secretaria Especial de Cultura, a ordem do Palácio do Planalto, é eliminar todos os rastros da gestão do dramaturgo no órgão. O objetivo é transmitir à sociedade a mensagem de que o governo como um todo não compactua com as ideias do ex-secretário, exonerado do cargo após divulgar um vídeo no qual parafraseou Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista. 

A tendência é de que, antes mesmo de Regina Duarte responder formalmente ao convite para comandar a secretaria, os dirigentes nomeados por Alvim sejam os próximos na fila de exonerações. 

São eles, no primeiro escalão do órgão, os presidentes da Biblioteca Nacional, Rafael Nogueira; da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Dante Mantovani; e da Fundação Palmares, Sérgio Nascimento. Esse último esteve no centro de uma das maiores crises da gestão de Roberto Alvim na Secretaria Especial de Cultura. 

Racismo 

A nomeação do jornalista atraiu uma avalanche de críticas depois da revelação de que, nas redes sociais, ele negou a existência do racismo, defendeu o fim do feriado da Consciência Negra e, ao atacar diversas personalidades engajadas na causa, sugeriu que elas fossem “mandadas para a África”. 

Ele também escreveu que a escravidão foi “terrível, mas benéfica para os descendentes”, porque negros, na sua opinião, vivem em condições melhores no Brasil do que na África. Em meio aos protestos, a nomeação de Nascimento foi suspensa pela Justiça, o que levou o governo a fazer o mesmo, posteriormente. A tendência é que ele seja exonerado em definitivo nos próximos dias. 

Já o presidente da Funarte, o maestro Dante Mantovani, ficou conhecido por afirmar, no canal próprio no YouTube, que “O rock ativa a droga, que ativa o sexo, que ativa a indústria do aborto, que ativa o satanismo”. 

Sob o comando de Mantovani, a Funarte divulgou, na quarta-feira (22), o edital do “Prêmio de Apoio a Bandas de Música 2020”, que proíbe a participação de bandas de rock. O concurso visa a premiar bandas de todo o país, com a distribuição gratuita de instrumentos de sopro e ampliação e/ou reposição instrumental. Apesar de direcionado a instrumentos de sopro, o edital não restringe outros tipos de ritmo, apenas o rock. 

Apesar da estratégia do governo de tratar todos esses episódios como casos isolados, é de conhecimento público que essa turma do barulho, incluindo o ex-secretário Roberto Alvim, é adepta dos ensinamentos de Olavo de Carvalho, tido como o guru do bolsonarismo.



O líder da Comissão de Segurança Pública da Câmara, deputado Capitão Augusto (PL-SP), afirma que o presidente Jair Bolsonaro está dando “um tiro no pé” ao tomar decisões com base em conselhos que recebe de aliados. Ele se refere à a intenção manifestada pelo presidente de recriar o Ministério da Segurança Pública. 

Atualmente, as políticas de combate ao crime e as ações de segurança estão sob responsabilidade do ministro Sergio Moro, que conduz o superministério da Justiça e Segurança Pública. No entanto, a divisão, formulada por Bolsonaro, enfraqueceria imediatamente Moro, como adiantou nesta quinta-feira (23). 

Para Capitão Augusto, que está à frente da chamada Bancada da Bala, a decisão soa como retaliação a Sergio Moro. “Agora é totalmente inoportuno recriar o ministério, algo que soa como retaliação. Dividir o Ministério do Moro, que é um ícone no combate à corrupção, é totalmente inadequado no momento. O presidente está sendo mal aconselhado. Ouvindo alguém, ele está fazendo exatamente o contrário do que fazia quando era deputado”, declara. 

Na saída do Palácio do Alvorada, na manhã de ontem (23), Bolsonaro chegou a dizer que sabe que Moro “ficaria chateado”, mas disse que vai conversar com o ministro. Outra informação que começou a ser ventilada em Brasília é a intenção do presidente de trocar o comando da Polícia Federal. A decisão deve ser tomada até fevereiro. 

Fontes ligadas a PF, relatam que a cúpula da corporação recebeu a informação com surpresa, mas ainda se mantém cética sobre a chance de que a troca realmente ocorra. Bolsonaro já fez esse movimento, mas recuou por temer estragos no governo. 

Caso Jair Bolsonaro realmente decida remover Maurício Valeixo do cargo, deve enfrentar resistência. Ele é bem visto pelos agentes e delegados, e a avaliação é de que a mudança no comando seria uma retaliação ao ministro Moro, que confia em Valeixo. 

“O diretor-geral da PF está fazendo um bom trabalho, não tem motivo para trocar o comando da corporação. Seria mais uma decisão com base em conselhos errados”, completa Capitão Augusto.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia