Política : OURO PRETO
Enviado por alexandre em 01/01/2020 22:30:00


É chegado mais um ano eleitoral

Um novo ano se inicia, e com ele, é dada a largada para as eleições municipais.  

Em todo o país, serão eleitos prefeitos (as) e vereadores (as). Muitos tentarão a reeleição, muitos tentarão alcançar o pleito pela primeira vez. O ano de 2020 é extremamente importante para o andamento de nossa nação e para alguns municípios será um divisor de águas. 

É chegada a época também de figuras outrora totalmente desaparecidas, ressurgirem das cinzas com soluções para todos os problemas em suas cidades. Já é fácil observarmos muitos políticos de carreira nas ruas, na busca incansável de manutenção do poder.  

Para Ouro Preto do Oeste, as eleições tanto para o poder executivo quanto para o legislativo, serão acirradíssimas! De um lado, o prefeito Vagno Gonçalves Barros, que tentará a reeleição, do outro, paira a incerteza quando todos estão esperando uma decisão do ex – deputado estadual e ex – prefeito Alex Testoni que deixou o comando da cidade com um índice de aprovação superior a 80 por cento sendo um marca positiva para um gestor público. Alex em conversa com a nossa reportagem pontuou que não pensa entrar em uma disputa eleitoral, mas como “fala” de político não se pode levar em consideração é bem possível que o ex – prefeito esteja apenas analisando como a população vê o seu nome é bem verdade que em todas as pesquisas as sérias e as compradas o nome Alex Testoni aparece bem pontuado a mesma coisa que o seu nome é um baixíssimo índice de rejeição. O nome do ex – deputado estadual Marcelino Tenório é sempre lembrado, mas é bom deixar registrado caso o Alex resolva sair candidato a prefeito, certamente Marcelino abdica da disputa eleitoral. Celso Cabral é outro nome que vem sendo fomentado com um grupo de lideranças da cidade, Celsinho como é conhecido é servidor da Câmara municipal há quase 30 anos é um profundo conhecedor da administração pública e tem trânsito livre em todas as camadas sociais sendo uma pessoa bem relacionada no meio social em razão do seu engajamento nas causas de filantropias, outros nomes surgidos são da funcionária pública do quadro federal Maria Araújo de Oliveira que tem o apoio de muitas lideranças do município e uma via surgida é do coronel da RR José Itamir de Abreu, que marcou sua passagem no comando do destacamento local da PM ao implantar a Polícia Comunitária e ter baixado os índices de criminalidade durante o seu comando, atualmente o militar da RR é chefe de segurança do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TC/RO o que implica em afirmar que o seu nome tem respaldo. Nomes como do Carlos Magno, Rosária Helena, Dr. Perly Dorneles são lembrados por um reduzido número de pessoas e dificilmente o eleitor vai ver suas caras na urna eletrônica pelo menos para o cargo de prefeito.     

Já na Câmara de Vereadores, a preocupação não será menor. Os vereadores de mandato terão que trabalhar muito para conseguir manter seu eleitorado. A verdade é que, com a mudança do perfil da política em nosso país, o comportamento do eleitor também vem mudando, e a busca por renovação é uma realidade firmada no anseio geral da população.  

 

Outro fator que talvez sofra alterações é sobre o quantitativo de mulheres na Câmara Municipal de Ouro Preto do Oeste. Na atualidade, são 9 (nove) vereadores em exercício, e destes, apenas uma mulher integra o parlamento que é a vereadora Ivone Vicentim (MDB), que já declarou não sairá a reeleição. Em tempos de disseminação massiva da igualdade de gênero e valorização da inclusão de mulheres na política, é esperado que novos nomes surjam e talvez até possam surpreender pela força de voto nas urnas. 

Mas o maior desafio é sem dúvidas, o fato de que os partidos disputarão individualmente as eleições, trazendo um fim as coligações proporcionais. E isso, segundo especialistas, trará uma eleição mais justa e também competitiva. 

Para um ano político, o nosso desejo é que vença a ética nos debates que virão e que os embates não ultrapassem o campo do respeito e da construção mútua em pró do bem comum. Que o povo seja a primazia e que este não seja enganado por aqueles que buscam seus próprios interesses!  



Alex Testoni e o atual prefeito Vagno Gonçalves Barros


Celson Cabral


Coronel da RR Abreu


Maria Araújo

Fonte: Alexandre Araujo/www.ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia