Brasil : 1º CAFÉ
Enviado por alexandre em 04/12/2019 00:46:32

É de Alto Caparaó Minas Gerais o melhor café do Brasil

O café é uma das identidades mineiras e símbolo maior da agricultura de Minas Gerais. O Estado é responsável por mais da metade do café produzido no Brasil. É o maior produtor de café do país e um dos maiores do mundo. O setor cafeeiro exerce um grande papel social em Minas, gerando emprego e renda para milhares de famílias produtoras e trabalhadores rurais. Estima-se que o setor gera três milhões de empregos, diretos e indiretos. 

     É claro, fato e notório que o café de Minas Gerais é de altíssima qualidade, recebendo constantes premiações nacionais e internacionais. O diferencial do café mineiro é o seu sabor e aroma, graças ao clima de nossas montanhas, à altitude, aos sistemas de produção utilizados desde o plantio, colheita e torrefação. Os mineiros investem em qualidade das mudas, das terras e investem em tecnologias de ponta. Por isso que o café de Minas Gerais domina o mercado nacional e vem conquistando cada dia, o mercado mundial. 
     Pela importância de Minas Gerais para a economia do setor e por ser o maior produtor de café do Brasil, Minas Gerais foi sede da Semana Internacional do Café (SIC), grande encontro de profissionais do mercado de café, reunindo cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores do food-service, fornecedores, empresários, coffee lovers, proprietários de cafeterias, apreciadores da bebida e baristas que são profissionais especializados em preparar café de alta qualidade, servir cafés expressos, preparar bebidas à base de café e leite vaporizado, além de criarem cardápios com diversas bebidas à base do grão. 
     O evento foi realizado no Expo Minas, em Belo Horizonte, no mês de novembro de 2019, com apresentação de diversas ações a milhares de profissionais do mundo focadas nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
     O ponto culminante e mais emocionante da Semana do Café foi Coffee of The Year (COY) – edição 2019, com a avaliação e premiação dos melhores cafés do Brasil. Durante três dias, jurados e públicos presentes no evento analisaram 500 amostras de dois tipos de cafés: conilon e arábica, que é o tradicional e predominante em Minas Gerais. Das 500 amostras, restaram 180, até chegarem aos finalistas, na prova final. 
     Minas Gerais dominou esse concurso. O café do ano, produzido pelo produtor Willians Valério Júnior, do Sítio Recanto dos Tucanos de Alto Caparaó MG, na Zona da Mata, foi eleito o melhor café do Brasil. Os produtores Neuza Maria e Luiz Cláudio de Muqui, no Espírito Santo, levaram o prêmio no café conilon.
     Nas edições do COY em 2014 e 2015, o café produzido pelo produtor Clayton Barrosa Monteiro, também de Alto Caparaó MG, foi bicampeão. Uma prova da vocação e alta qualidade do café produzido neste município.
Veja o resultado do Coffee of the Yer (COY – Edição 2019) 
Café Arábica
1º lugar -
Sítio Recanto dos Tucanos - Wíllians Valério - Alto Caparaó (MG)
2º lugar - Sítio Rancho Dantas - Leidiomar Moreira Menegueti – Brejetuba (ES)
3° lugar - Café Portilho - Gislene da Silva Portilho – Luisburgo (MG)
4º lugar - Sítio Joia da Forquilha - Jose Emilio Magro - Espera Feliz (MG)
5º lugar - Fazenda Uaimii - Mareio Alves de Oliveira - Ouro Preto (MG)
6º lugar - Fazenda São João Grande - André Campos - Presidente Olegário (MG)
7º lugar - Fazenda Kutz - Sivanius Kutz – Itarana (ES)
8º lugar - Sítio Refúgio do Cedro - Cedro do Carmo – Iúna (ES)
9º lugar - Fazenda Bom Jesus - Lucas Lancha - Cristais Paulista (SP)
10° lugar - Sitio Indaia - Neusa Venturin Pansini – Venda Nova do Imigrante (ES)
------------------------------------- 
O Café do Sítio Recanto dos Tucanos é sintrópico 
     O café vencedor no Coffee of The Year – 2019 é cultivado em Alto Caparaó pelo sistema de Agricultura Sintrópica. A característica desse sistema é a organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente, ou seja, melhorar a qualidade das plantas, sem alterá-las geneticamente ou destruí-las. É o manejo sustentável da natureza, sem a utilização de agrotóxicos. Esse sistema procura evitar o máximo de interferência humana no meio ambiente. 
     Foi criado e difundido por Ernest Götsch, agricultor r e pesquisador suíço, nascido em Raperwilsen, em 1948. Em suas pesquisas por melhoramento genético, indagava a si mesmo se não seria mais sensato melhorar também a qualidade das plantas, do ar, das nascentes e rios, ao invés de alterá-los com desmatamentos para implantar monoculturas, soterramentos, modificações, etc. Assim começou a redirecionar o seu trabalho para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. 
     A ideia é ao invés de destruir a natureza, tê-la como aliada, preservando-a. A partir dos anos 1980 essa técnica começou a ser implantada no Brasil e hoje vem se tornando uma tendência, principalmente entre os pequenos e médios produtores rurais, que contam com apoio de órgãos governamentais, no caso de Minas Gerais, Emater, IEF, Epamig e Ima.
     A técnica consiste em cultivar as plantas em linhas paralelas, intercalando espécies de portes e características diferentes, visando o aproveitamento máximo do terreno, e levando em consideração a manutenção, preservação e reintrodução das espécies nativas. Na prática, são feitas capinas seletiva, onde as plantas nativas já maduras, como gramíneas, herbáceas e trepadeiras são removidas e feitas podas em árvores e arbustos. O que é capinado e podado não é descartado, volta para a natureza. É espalhado sobre o a terra. Assim, os nutrientes dos galhos e folhagens alimentam o solo. Serve como adubo. Mesmo na monocultura, as partes que não são comercializadas voltam para o solo. Nada é descartado. Isso ajuda no desenvolvimento saudável da vegetação e preserva o lençol freático. 
     O sucesso dessa técnica requer um dado importante. Não se devem usar nunca inseticidas, herbicidas e nem fertilizantes. Os orgânicos também não são usados, a não ser que seja oriundo da própria área cultivada. 
     Um dos problemas que mais incomodam os agricultores hoje são os insetos e organismos vivos que povoam as lavouras e tiram o sono dos produtores rurais. Nesse tipo técnica, sintrópica os insetos não são vistos como inimigos das lavouras. São sinalizadores de deficiências no sistema, e ajudam o produtor a compreender as necessidades ou falhas daquele cultivo. Resumindo, esse método permite a recuperação em curto período de pastos abandonados, cujos solos sofreram ao longo dos anos forte degradação, devolvendo ao solo a vida e capacidade produtiva.
     Assim é o café produzido no Sítio Recanto dos Tucanos, sem agrotóxicos, herbicidas e nem fertilizantes. Café naturalmente mineiro, de altíssima qualidade, agora no seleto grupo dos melhores do Brasil e do mundo.
(Reportagem de Arnaldo Silva, tendo como fontes o Portal Alto Caparaó MG, Emater, site da Semana Internacional do Café e Wikipédia. Fotografias do arquivo de Willians Valério Júnior, gentilmente enviadas pela Aparecida do Portal Alto Caparaó/MG) 


As regiões produtoras de cafés especiais de Minas

Compartilhe:

Minas Gerais é o maior produtor de café do Brasil.O Estado de Minas sozinho é responsável pela produção de 53% do café no país. O café tradicional é produzido em todas as 12 regiões geográficas mineiras, sendo que em várias cidades dessas regiões, são produzidos cafés especiais, de alta qualidade e grande valor, tanto para o mercado interno, quanto para o mercado externo. Se engana quem pensa que os cafés especiais são apenas para a exportação. A preferência por esse tipo de café vem crescendo a cada ano, mesmo com preços superiores ao café tradicional.  

     O café mineiro vem a cada dia conquistando o paladar, não só do brasileiro, mas de todo o mundo. Em todas as regiões de Minas se produz café e algumas delas se destacam pelos cafés especiais. Como Minas é um estado com clima, altitudes, latitudes e biomas diferentes (no Estado temos os biomas Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga), além de diferentes formas de cultivos, faz com que os cafés mineiros tenhas suas particularidades e diferenças. Dessas diferenças regionais podemos encontrar cafés com sabores e aromas diferentes, que caracterizam cada região. (na foto acima, café do Sítio Pé de Bréu em Alto Caparaó MG. Enviada por Ricardo e Widma/Divulgação)
     A cada ano vem crescendo no Brasil o hábito em consumir cafés especiais. O consumo do café tradicional cresce 3% ao ano, já os cafés especiais, 15% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Cafés Especiais. A diferença do café especial para o café convencional é a qualidade superior, resultado de investimentos em tecnologia, pesquisas que geram grãos de alta qualidade, consequentemente, um café especial, de excelente qualidade, aroma e sabor. 
Você vai conhecer cada uma dessas regiões produtoras de cafés em Minas Gerais.
Matas de Minas
     O café produzido na região Matas de Minas é o cereja e nessa região a opção é pelo cereja descascado. Seu aroma é achocolatado, sabor cítrico, com acidez média, doçura alta e corpo médio a encorpado. É de ótima qualidade, se destacando sempre em concursos de cafés especiais, tanto no Brasil como no exterior, com mercado de exportação para Japão, Estados Unidos e vários países da Europa. 
     Essa região cafeeira é composta por 63 municípios, se destacando Alto Caparaó, Ervália, Manhumirim, Carangola, Alto Jequitibá, Araponga, Espera Feliz, Muriaé, Inhapim, Mutum, Caparaó e Viçosa.(foto acima do Café Pé de Bréu de Alto Caparaó MG, enviada por Ricardo e Widma/Divulgação)
Sul e Sudoeste de Minas
     O café produzido nas montanhas do Sul de Minas tem como característica o corpo aveludado, adocicado, com notas de chocolate, amêndoas, caramelo, cítricas e frutadas. Já o café do Sudoeste Mineiro tem como característica o corpo médio com notas florais e cítricas, além de ser adocicado e com acidez alta.
     O café produzido no Sul de Minas é 100% Arábica. Esse é o tipo de café mais cultivado no mundo e no Brasil. 

     A origem desse café é Africana e se adaptou muito bem ao Brasil, principalmente em Minas Gerais já que o plantio desse tipo de café requer altitudes acima de 700 metros. Devido ao seu clima ameno, entre 18 a 22 graus, relevo e altitudes que variam de 850 a 1500 metros, o Sul de Minas se tornou propício para o desenvolvimento de grãos de café arábica de alta qualidade. Aliado a pesquisas, dedicação e infraestrutura sólida, se consolida como um dos melhores cafés do mundo. 
     As variedades do café Arábica cultivado na região são o Catuaí, Mundo Novo, Icatu, Obatã e Catuaí Rubi. 
     Destacam-se na produção desse café a cidade de Guaxupé, que tem a maior cooperativa do Brasil, a Cooxupé. Destacam ainda as cidades de Campos Gerais, Poços de Caldas, Três Pontas, e Muzambinho (na foto acima de autoria de Cleusa Ely).
Mantiqueira de Minas
     A Serra da Mantiqueira faz parte da Região Sul de Minas. O café cultivado na região é um dos mais premiados no Brasil e no exterior. Por ser uma região de tradição cafeeira, se destaca na produção de café desde o século passado, sempre esteve à frente na produção de cafés de qualidade. Essa tradição, aliada a inovação, tecnologia do cultivo e pesquisas, consolida o café da Mantiqueira como um dos melhores do mundo, reconhecidamente com várias premiações nacionais e internacionais. 
Mantiqueira de Minas tem os cafés especiais mais premiados do país (Foto:Divulgação/Ass.Brasileira de Cafés Especiais)
     O café da Mantiqueira é caracterizado pelo corpo cremoso e denso, notas florais e cítricas, doçura alta, frutado, acidez cítrica com intensidade média alta.
     Por sua tradição e fama mundial por produzir cafés especiais de altíssima qualidade, diferenciado e sabor único, a Mantiqueira é reconhecida como Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP) desde 2011.
     Entre os municípios produtores do café da Mantiqueira de Minas se destacam Conceição das Pedras, Paraisópolis, Jesuânia, Lambari, Dom Viçoso, Pedralva e os municípios de Cristina e Carmo de Minas, que conquistaram vários prêmios pela qualidade de seus cafés produzidos. 

Cerrado Mineiro
Café produzido no Cerrado Mineiro apresenta aroma intenso (Foto: Divulgação / Associação Brasileira Cafés Especiais)
     O café Cerrado Mineiro é uma bebida fina, bem encorpada, com sabor doce, aroma intenso, acidez delicada e cítrica, com notas de chocolate, caramelo e nozes.
     É um dos melhores cafés do Brasil. 100% Arábica, produzido em altitudes que variam de 800 a 1200 metros em 55 cidades das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, se destacando as cidades de Patrocínio, Monte Carmelo, Araguari, Patos de Minas, Campos Altos, Unaí, Serra do Salitre, São Gotardo, Araxá e Carmo do Paranaíba. Essas três regiões tem estações climáticas definidas com chuvas intensas no verão e estiagem no inverno, o que propicia o cultivo natural, com secagem ao sol, de cafés de alta qualidade, como o Arábica. 

     O clima do Cerrado Mineiro contribui para fixar o aroma e a doçura desse tipo de café, aliado a técnicas de cultivo, pesquisas e investimentos tecnológicos dos produtores da região.
Café Chapada de Minas
     O café chapada de Minas tem como característica o corpo denso, com notas de caramelo, frutas passa, capim limão e acidez cítrica.
É produzido no Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Norte de Minas, regiões que estão se tornando referência no plantio de cafés especiais de alta qualidade. (na foto acima, cafezal em Angelândia, Vale do Jequitinhonha. Fotografia de Sérgio Mourão/Encantos de Minas)
     Em destaque para as cidades de Capelinha, a maior produtora do região, Diamantina, Montes Claros, Buritizeiro, Presidente Kubistchek, Medina, Ladainha, Pedra Azul, Nanuque, Felício dos Santos, Salinas, Turmalina, Teófilo Otoni, Serro, Gouveia, Santa Maria do Salto, Malacacheta, e Angelândia, cujo café Geisha da Fazenda Primavera, do grupo Montesanto Tavares, ganhou o Cup Excelence de 2018, sendo considerado até então o café mais caro no mundo. A saca de 60 kg foi vendida por 72 mil reais.
Café Tradicional
     O nosso tradicional e popular cafezinho vem das fazendas de todas as 12 regiões de Minas (Zona da Mata, Campo das Vertentes, Noroeste de Minas, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Região Central, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Região Metropolitana de BH, Sul e Sudoeste de Minas, Centro Oeste de Minas). (foto acima de Chico do Vale de Viçosa MG)  Como pode ler acima, várias cidades dessas regiões se dedicam a produção de cafés especiais. Em sua maioria, o café produzido em Minas é o tradicional. É aquele café colhido nas fazendas ou nos sítios, torrado e moído da forma tradicional que conhecemos. É empacotado à vácuo e disponibilizado nos supermercados para o consumidor. 
     O café tradicional tem o sabor bem forte e marcante. É produzido a partir de grãos que valorizam o equilíbrio entre a excelência da bebida, o aroma  e o sabor. (foto ao lado de Chico do Vale de Viçosa MG)
     A tradição do que há de melhor em nossa terra, pode ser saboreada numa boa xícara de café que traz em si um café saboroso, de cor escura, com sabor que varia entre o forte ao extra-forte.
     Esse é o café presente no nosso dia a dia, coado em coador de pano, em filtros de papel ou feito até em cafeteiras. Mas nunca falta em nossas casas, escritórios, lanchonetes e padarias que frequentamos. 
     Para aproveitar melhor o sabor e aroma do café tradicional, ele deve ser consumido até uma hora depois de coado. (Por Arnaldo Silva)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia