Política : MULHER
Enviado por alexandre em 08/06/2010 01:17:17



Pré-candidata Sônia Arrabal quer maior participação da mulher na política

A participação da mulher na política ainda e muito tímida, muito abaixo de outras atividades nas quais dividimos quase todo tipo de atribuição com os homens e diante desta realidade que a pré-candidata a deputada estadual pelo PT advogada Sônia Arrabal que levantar esta bandeira de luta.

Para a militante Sônia Arrabal é discrepante realidade entre representação política das mulheres e de sua participação populacional: Hoje o sexo feminino representa mais de 51% da população brasileira, porém há apenas 8,97% de mulheres na Câmara Federal, 11,61% nas Assembléias Estaduais, 11,11% entre os governadores estaduais e 14,8% do Senado.

A pré-candidata petista exemplificou a Câmara municipal de Ouro Preto que tem apenas uma mulher (Rosaria Helena) como representante assim como na Assembléia Legislativa do Estado – ALE/RO dos 24 deputados apenas uma cadeira é ocupada por uma mulher a deputada Daniela Amorim o que implica em afirmar que é uma bancada machista.

Outro desafio segundo Sônia mesmo com a instituição da cota de 30% para mulheres candidatas nos partidos não se garantiu na prática a efetiva participação feminina na vida político-partidária, As mulheres muitas vezes acabam sendo incluídas numa disputa para fazer ‘figurino” .

“Ainda precisamos combater este mito de que “política é coisa de homem” e a mulher acaba não valorizando o seu papel político. Porém é inegável constatarmos a grande participação de mulheres em instituições organizadas da sociedade civil como associação de bairros, entidades sociais e sindicatos (além das instituições religiosas). Podemos assim dizer, que as mulheres possuem uma participação na vida política intensa, mas ainda insignificante na vida política partidária”, disse a advogada e acrescentou.

“Esta inserção das mulheres nos diversos segmentos da sociedade civil são os espaços mais indicativos para consolidarmos uma consciência, a cada dia, de que a organização e intervenção das mulheres na política partidária é caminho fundamental para novas conquistas”, concluiu a pré-candidata a deputada estadual pelo PT Sônia Arrabal que no último fim de semana participou de um encontro do partido em Porto Velho e teve o seu nome pré- aprovado para a convenção estadual marcada para o dia 30/06

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia