Política : Piscicultura
Enviado por alexandre em 14/07/2011 16:01:21



Secretário Edson Vicente visita obras de abertura de represas

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes) Edson Luiz Vicente esteve visitando as propriedades rurais onde o governo do Estado através dos programas de mecanização “Terra Produtiva” e "Água Produtiva”, vêm atendendo o produtor rural. O secretário titular da Sedes se fez acompanhar de técnicos da Emater/RO e do governo do Estado, a comitiva esteve na propriedade do agricultor Paulo Silva Alvarenga, localizada na Linha 166, gleba 1-A Lote 9 zona rural de Ouro Preto do Oeste no local está em fase de conclusão 02 (dois) tanques e 01 (um) berçário que juntos no prazo de um ano e seis meses produzirá aproximadamente 8 (oito) toneladas de peixes o que garantirá uma boa rentabilidade financeira ao agricultor Paulo Alvarenga que elogiou o governo do Estado em implantar os programas.



O programa de mecanização agrícola é voltado para o atendimento de agricultores familiares em atividades que exigem os serviços de maquinários nas propriedades, dando-lhes oportunidade de aproveitar áreas degradadas e incrementar a sua produção. Subdivide-se em “Água Produtiva”, para escavação de tanques de piscicultura e outras atividades relacionadas à pesca e aqüicultura em Rondônia; e “Terra Produtiva” nas atividades de destoca, enleiramento, construção de bebedouros, reparo em estradas vicinais, construção de carreadores, gradagem, correção do solo, adubação, plantio, roçagem de pastagem, silagens, transporte da produção e outros serviços necessários à continuidade do aumento da produção agrícola do Estado.



Um kit de maquinários entre PC, pá carregadeira, caminhão e trator de esteira estarão trabalhando nas propriedades dos pequenos produtores segundo afirmou o secretário Edson Vicente. O custo para o agricultor é de 140 reais a hora/máquina, sendo: 80 reais a hora/máquina para PC; 40 reais para a hora Pá Carregadeira e 20 reais a hora do caminhão caçamba.

O licenciamento ambiental que antes era um entrave para os agricultores, segundo o secretário ficou menos burocrático, já que o agricultor vem tendo toda assistência nos escritórios da Emater/RO que através de seus técnicos fazem todo o acompanhamento, trabalho este que vem tendo a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – Sedam.

“A piscicultura tem um enorme potencial e dentro de uma visão de desenvolvimento o governo do Estado implantou programas voltados para a área atendendo os anseios dos produtores que vão ter toda assistência para a produção de peixe”, destacou o secretario Edson Vicente que fez questão de elogiar os técnicos da Emater/RO que estão engajados nos respectivos programas.



Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia