Brasil : O FUTURO
Enviado por alexandre em 12/08/2019 08:50:00

Profissões ligadas à tecnologia serão mais promissoras, mostra Senai

Levantamento feito pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mostra que as profissões ligadas à tecnologia estarão entre as mais promissoras, pelo menos nos próximos cinco anos. No período, ocupações que têm a tecnologia como base não só motivarão a abertura de novos postos de trabalho como exigirão a requalificação de parte da mão de obra hoje disponível.

Realizado para subsidiar a oferta de cursos da instituição, o Mapa do Trabalho Industrial indica que, até 2023, o Brasil terá de qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais para fazer frente às mudanças tecnológicas e à automação dos processos de produção.

Segundo o Senai, a demanda por profissionais qualificados dos níveis superior e técnico deverá criar vagas de trabalho para trabalhadores qualificados a exercer funções pouco lembradas há algum tempo. É o caso de ocupações como condutores de processos robotizados, cujo número de vagas a entidade calcula que aumentará 22% – contra um crescimento médio projetado para outras ocupações industriais da ordem de 8,5% no mesmo período.

Além dos condutores de processos robotizados, as maiores taxas de crescimento do nível de ocupação deverão ocorrer entre pesquisadores de engenharia e tecnologia (aumento de 17,9%); engenheiros de controle e automação, engenheiros mecatrônicos e afins (14,2%); diretores de serviços de informática (13,8%) e operadores de máquinas de usinagem CNC (13,6%).

Divulgado hoje (12), o Mapa do Trabalho 2019-2023 mostra que, entre as áreas que mais vão demandar formação profissional estão a metalmecânica (1,6 milhão vagas), construção (1,3 milhão), logística e transporte (1,2 milhão), alimentícia (754 mil), informática (528 mil), eletroeletrônica (405 mil), energia e telecomunicações (359 mil).

O topo do ranking por área, no entanto, deverá ser liderado pelas chamadas ocupações transversais, compreendidas como aquelas cujos profissionais estão aptos a trabalhar em qualquer segmento, como pesquisadores e desenvolvimento, técnicos de controle da produção e desenhistas industriais. Neste segmento, o Senai estima a criação de 1,7 milhão de vagas nos próximos cinco anos. Técnicos de controle de produção; de planejamento e controle de produção; em eletrônica; eletricidade e eletrotécnica e em operação e monitoração de computadores estão entre as 20 ocupações transversais que mais exigirão formação entre 2019 e 2023. Continue reading


Tecnologia e o futuro das profissões – I

Por Hugo Vitorino*

Começando nossa série de colunas sobre a Tecnologia e o futuro das profissões vamos falar sobre as graduações e cursos técnicos disponíveis para aqueles que desejam, começando pelo curso de Licenciatura em Computação.

Muitas pessoas podem pensar que em uma faculdade ou curso técnico em computação os alunos aprendem sobre programas como Word, Excel, PowerPoint, Photoshop, aprendem a consertar impressoras, datashows, celulares, mas a realidade é outra. As disciplinas de cursos técnicos e superiores em computação envolvem matemática, cálculo, física, álgebra, inglês técnico, linguagens de programação, técnicas de projeto e desenvolvimento de softwares, eletrônica, redes de computadores, sistemas operacionais e muitas outras de acordo com a formação específica que se deseja adquirir. Um profissional de informática é muito mais do que um quebra-galho ou um consertador de coisas que não estão funcionando, ele é um profissional que dedica muito tempo ao estudo de como desenvolver e aperfeiçoar novas tecnologias. Tudo o que vemos nas telas dos computadores e celulares, nos sistemas que controlam veículos, portas, nas telecomunicações e em tudo que é informatizado e automatizado, tem por trás um projeto cuidadoso que envolveu profissionais e precisou de tempo para ser idealizado, projetado, codificado e testado antes de ser vendido, e para isso foram necessários muitos cálculos, alguém digitou milhares de linhas de textos de código seguindo parâmetros, houve estudo e planejamento financeiro, tudo isso porque um software ou equipamento de tecnologia é um produto industrial como qualquer outro que requer cuidados no seu desenvolvimento.

Para todos esses profissionais aprenderem a desenvolver a tecnologia eles tiverem professores para lhes ensinar. Entre os anos 1960 e 1980 era raro encontrar professores graduados em computação nas universidades do Brasil, pois a grande maioria eram matemáticos, físicos e engenheiros eletrônicos que se dedicaram ao estudo da computação e formaram os primeiros profissionais de computação como conhecemos hoje, a computação nasceu da fusão dessas áreas. Hoje existem cursos de Licenciatura em Computação que formam profissionais habilitados para lecionar computação em cursos técnicos e superiores. Os cursos de Licenciatura em Computação oferecem uma formação técnica avançada que envolve matemática, física, eletrônica, linguagens de programação, redes de computadores, hardware, sistemas operacionais e também oferece formação pedagógica para que esse futuros professores tenham a capacidade de transmitir aos seus futuros alunos todo o conhecimento técnico que é necessário para uma boa formação. Aqui em Afogados da Ingazeira, no IFPE, é ofertado o curso de Licenciatura em Computação na modalidade presencial com duas entradas anuais.

Nas próximas semanas falarei sobre outros cursos da área de computação, como Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.

*Hugo Vitorino é Técnico em Tecnologia da Informação do IFPE, aluno do Curso de Administração de Empresas da UFRPE e usuário de Linux.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia