Política : PINTO NA MERDA
Enviado por alexandre em 08/08/2019 08:25:56

Vitória inédita de Lula no STF vista por petistas

Soltura aguardada com otimismo por petistas próximos

Corte vetou transferência do ex-presidente de Curitiba para São Paulo

Mônica Bergamo – Folha de S.Paulo

A possibilidade de Lula ser solto, como pediu a defesa no habeas corpus apresentado na quarta (7) ao STF (Supremo Tribunal Federal), foi afastada por ministros da Corte em conversas preliminares antes do julgamento do caso —o que fez com que o ministro Edson Fachin sequer a levasse ao plenário.

CONFUSÃO  E MILAGRE 

A confusão gerada pela decisão da juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal e responsável pela execução da pena do ex-presidente, de transferir Lula para São Paulo acabou sendo encarada por pessoas próximas ao petista como um mal que vem para o bem: o STF se contrapôs em peso a uma decisão de Curitiba, fato considerado inédito em processos do ex-presidente.

As raras vitórias de Lula no STF são sempre apertadas, e na 2ª Turma do tribunal, ou por decisão liminar.

No caso mais notório, em que a corte julgou o habeas corpus que poderia impedir a prisão do ex-presidente, no ano passado, o placar foi de 6 a 5 —contra ele.



Deputados e a decisão da juíza: “escalada de arbítrio”

A sensação de que a transferência de Lula marcaria uma “escalada de arbítrio” fez com que mais de 10 siglas e a cúpula da Câmara reagissem à ordem de Carolina Lebbos. Deputados diziam que a violação das prerrogativas de um ex-presidente romperia qualquer limite.

A decisão da juíza  Lebbos ampliou ainda mais a antipatia de uma ala da corte com o ministro Sergio Moro. Em conversas reservadas, integrantes do Supremo atribuíram à influência dele o pedido de transferência feito pela PF e a resposta da juíza.

O voto do decano Celso de Mello contra a transferência de Lula não deve ser visto como uma pista do rumo que ele vai adotar ao julgar o habeas corpus do petista que alega suspeição de Moro, avisam colegas do ministro.

O projeto que pune o abuso de autoridade deve ser analisado na próxima semana. Estava previsto, mas “o momento veio a calhar”, dizem líderes de centro.(Painel – FSP)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia