Mais Notícias : Maia insulta Bolsonaro
Enviado por alexandre em 09/07/2019 08:35:14

Coluna desta terça na Folha

Maia insulta Bolsonaro

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nunca engoliu Bolsonaro. A briga é antiga, vem desde o tempo em que disputavam eleições proporcionais no Rio de Janeiro, onde ambos têm domicílio eleitoral. Enquanto Bolsonaro tinha votações cada vez maiores, Maia crescia feito rabo de cavalo, para baixo.

Maia nunca engoliu a chegada de Bolsonaro ao poder. Isso ficou mais que evidente nos arranca-rabos entre eles durante a tramitação da reforma da Previdência. Prestes ao texto ser votado no plenário da Casa, Maia disse, ontem, que o mérito era do parlamento e não do executivo uma eventual aprovação em primeiro turno do texto básico da reforma previdenciária.

Para o presidente da Câmara, o Governo atrapalhou mais do que ajudou. “O resultado desta semana será o resultado do esforço, do trabalho e dedicação de cada deputado”, destacou. Traduzindo: se a Câmara fosse depender do Governo não tinha reforma.

Última tentativa – Os governadores foram chamados a Brasília, hoje, para uma última tentativa de acordo em cima da proposta de inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência. Mas dificilmente darão um passo adiante. Enquanto governadores de peso, como João Dória (PSDB), apresentam posturas dúbias, Paulo Câmara prefere não atender ao convite da Casa Civil.

Na contramão – O PSB deu, ontem, mais uma pisada de bola ao fechar questão contra a reforma da Previdência no plenário da Câmara. Já havia se posicionado contrariamente na comissão especial. Prevaleceu a vontade dos governadores e o desejo do presidente da legenda, Carlos Siqueira. Na comissão especial, os deputados socialistas votaram contra.

Buscando o voto – Para evitar surpresas de última hora, o governador Paulo Câmara ligou para todos os deputados da sua base na Assembleia pedindo o apoio para aprovação do advogado Carlos Neves, indicado por ele para o Conselho do Tribunal de Contas. Seguro, mandou o presidente da Casa, Eriberto Medeiros, fazer a votação em plenário quinta próxima.

Em Brasília – O prefeito Geraldo Júlio embarcou, ontem, bem cedo, para Brasília, ao lado do presidente do PSB, Sileno Guedes, e do chefe de gabinete do governador, Milton Coelho. Na agenda, a reunião da executiva nacional socialista para fechar questão contra a reforma da Previdência.

Com João – O deputado federal Felipe Carreiras, que vinha mantendo uma postura de certa independência em relação ao seu partido, o PSB, vai votar contra a reforma da Previdência. E para 2020, já se acertou com João Campos, abandonando a ideia de disputar a Prefeitura do Recife.

VERGONHA – Enquanto Paraty, no litoral fluminense, foi incluída na lista de patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, e no último final de semana sediou a tradicional festa literária, Olinda capenga. Uma das suas principais vias de acesso, a Avenida Presidente Kennedy, virou uma pocilga.

Perguntar não ofende: Rodrigo Maia quer entrar na disputa pela Presidência em cima dos erros de Bolsonaro?



Delação ilegal na Venezuela; risco a delatores

Investigação sobre vazamento de delação da Odebrecht na Venezuela expede dois ofícios em nove meses

Divulgação de informações foi ilegal e colocou em risco delatores e advogados na Venezuela

Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo

Polícia Federal informou na semana passada ao ministro EdsonFachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que apenas dois ofícios burocráticos foram expedidos até agora no inquérito aberto há nove meses para investigar o vazamento de informações da delação da Odebrecht na Venezuela. Não houve diligências nem oitiva de testemunhas.

SIGILO TOTAL

No Brasil, as informações eram de conhecimento de poucas autoridades, como os procuradores da Lava Jato e o juiz Sergio Moro.

Em 2017, quando os dados sigilosos vieram a público, a Odebrecht apresentou notícia-crime a Fachin —que passou o caso à PGR (Procuradoria-Geral da República).

Nada andou e, em março deste ano, a Odebrecht voltou a provocar o Supremo.

A procuradora-geral, Raquel Dodge, informou então a Fachin que um inquérito sigiloso foi aberto em 2018 para investigar o caso.

Já a PF, também questionada, disse a Fachin que, até agora, dois ofícios foram despachados —um ao STF e outro à PGR—para comunicar que a investigação havia começado. E nada mais.

VAZA JATO 

No domingo (7), a Folha, em parceria com o site The Intercept Brasil, revelou mensagens trocadas em 2017 entre Moro, o procurador Deltan Dallagnol e outros integrantes da Lava Jato em que eles discutem como tornar pública a delação da Odebrecht.

 Nos diálogos, Dallagnol dizia que era preciso “contribuir com os venezuelanos”. E discorria sobre pagamentos feitos ao governo chavista de Nicolás Maduro.

A oposição da Venezuela, no entanto, também acabou investigada por receber propina da Odebrecht.

Moro e os procuradores afirmam não reconhecer a autenticidade das mensagens e dizem que elas podem ter sido adulteradas.


Eleição: PT quer avançar e crescer número de prefeitos

O PTB vai fazer um mutirão de filiações na Grande SP. Segundo o presidente da sigla, Campos Machado, “a meta é dobrar o número de filiados e lançar candidatos a prefeito em todas as 39 cidades da região”.

TIROTEIO

Do deputado estadual José Américo (PT-SP), sobre a decisão do Cade contra 11 empresas, por cartel e superfaturamento em obras em SP:

Que a punição do cartel no metrô marque o início do combate a este crime também no Rodoanel e nas concessões   (Folha Painel)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia