Regionais : Encerrada 1ª etapa da campanha de vacinação contra pólio em Ouro Preto
Enviado por alexandre em 08/07/2011 09:31:05



Encerrada 1ª etapa da campanha de vacinação contra pólio em Ouro Preto

A campanha durou até o fim do mês de junho e atingiu as metas.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou os números finais da campanha contra a poliomielite (paralisia infantil) no município de Ouro Preto do Oeste, que teve início em 18 de junho e durou até o dia 30 do mesmo mês. Foram vacinadas mais de três mil crianças, de 0 a 4 anos, atingindo as metas estabelecidas.

A vacinação ocorreu em todos os postos de saúde da rede municipal e, segundo o enfermeiro Roberto Henrique, manteve-se a média dos outros anos, porém a procura foi menor em uma parte da campanha. “Tivemos que reforçar os trabalhos. Colocamos anúncio na rua e prorrogamos a campanha”, disse.

Os índices ultrapassaram os 95%, tanto para menores de um ano como para crianças de 1 a 4, num total de 3084 de crianças vacinadas. A segunda etapa da vacinação tem início em 13 de agosto e disponibilizará, também, a vacina tríplice viral, para menores de 7 anos.

A campanha no Brasil
A campanha de contra pólio acontece há 32 anos no Brasil. A vacina, em gotas, é gratuita e os pais só precisam apresentar a caderneta de vacinação. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989.

Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, segundo a pasta, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação.

Por Camilo Estevam / Gazeta Central

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia