Regionais : Rioterra apresenta projetos à Sedam
Enviado por alexandre em 08/07/2011 09:27:46




Representantes do Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia Rioterra apresentaram a secretária de Estado do Meio Ambiente, Nanci Maria Rodrigues da Silva, os principais projetos que a entidade vem desenvolvendo na Amazônia em 12 anos de atuação. Os projetos da entidade são nas áreas de meio ambiente, educação e cultura. O evento aconteceu na terça-feira (5), na sede da Rio Terra, em Porto Velho.

Segundo o coordenador de projetos da Rioterra, Alexis Bastos, como o atual governo está aberto ao diálogo e as parcerias, eles resolveram apresentar um balanço das suas principais atividades e seu corpo técnico qualificado com o objetivo de aproximar a entidade do governo e desenvolver novos projetos em parceria com a Sedam.

Alexis Bastos apresentou o projeto “Semeando Sustentabilidade” para recuperar matas ciliares no entorno da Floreta Nacional do Jamari, em Itapuã do Oeste e Cujubim. O objetivo é fortalecer a conservação da biodiversidade e melhorar a resistência das micro bacias do entorno da floresta com o replantio de mudas de espécies nativas em áreas degradadas.

O projeto tem parcerias com a Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Prefeitura de Itapuã do Oeste, Instituto Chico Mendes ICMBio, representado pela gerência da Floresta Nacional (Flona) do Jamari e a Universidade Luterana.

Ele explicou que o replantio de florestas é uma forma comum utilizada pelo homem para absorver o carbono (CO2) presentes na atmosfera vindos de atividades humanas. Na fase de crescimento, as árvores necessitam de grande quantidade de carbono e retiram esse elemento do ar. Cada hectare de floresta replantada é capaz de absorver entre 150 e 200 toneladas de carbono, diminuindo a concentração deste gás na atmosfera.

Outros projetos apresentados pelo coordenador da Rioterra foram “Apoio à gestão dos Territórios da Cidadania em RO”, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); e “Quem Faz Bem Gosta e Quer Mostrar. As Boas Práticas do PDA em Rondônia”, em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente, de Desenvolvimento Agrário/MDA, Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Rondônia/Fetagro, Associação Grama e Reca. O projeto conta com apoio das prefeituras de Machadinho do Oeste, Porto Velho, Jí-Paraná, Nova Mamoré e Pimenta Bueno; e ainda “Apoio à Gestão dos Territórios da Cidadania em Rondônia”, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

“Só no ano passado, a entidade desenvolveu 23 cursos com formação de pessoas na organização social e atividades com potencial de geração de renda”, explicou Bastos.

A secretária da Sedam falou que conhece o trabalho da Rioterra e destacou a importância da participação do terceiro setor nos projetos de desenvolvimento ambiental. Ela disse que neste momento os trabalhos da Sedam estão concentrados no combate às queimadas e desmatamento e que está terminando de organizar as políticas estruturantes da secretaria com a conclusão do planejamento estratégico que irá definir todos os eixos temáticos de trabalho para poder efetivar as parcerias necessárias.

Nanci Rodrigues parabenizou a equipe da Rioterra e enfatizou que o governo tem prioridades para o meio ambiente. “O desafio é grande, mas estou trabalhando para vencer. As nossas atenções estão voltadas para as questões que têm a ver com os princípios do desenvolvimento sustentável, já que há necessidade de harmonizar a questão ambiental com os setores econômicos e sociais”.


Autor: Decom

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia