Justiça em Foco : Procuradores da Lava-Jato apoiam Aras para PGR
Enviado por alexandre em 08/06/2019 19:50:00

Procuradores da Lava-Jato apoiam Vladimir Aras para substituir Dodge na PGR. Membros das forças-tarefas de Curitiba, Rio e São Paulo dizem, reservadamente, optar pelo ex-secretário de Cooperação Jurídica.

Divulgação/IDADPP

O Globo - Thiago Herdy

 

SÃO PAULO — Procuradores das forças-tarefas da Lava-Jato em Curitiba, Rio e São Paulo vem reafirmando, em conversas reservadas, apoio ao procurador regional Vladimir Aras ao cargo de Procurador-Geral da República .
Ele se consolidou como o preferido dos procuradores diretamente envolvidos nas ações de combate à corrupção devido à sua atuação na área. Ex-secretário de Cooperação Jurídica Internacional da PGR nos anos mais agudos da Lava-Jato, Aras é próximo do ex-procurador-geral Rodrigo Janot. Nos últimos anos, atuou como membro de grupos de trabalho que discutiam estratégias de combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

Ele é um dos dez candidatos que disputam a eleição promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).
Como procurador, Aras atuou em Foz do Iguaçu e Curitiba, quando integrou a força-tarefa do caso Banestado, que investigou o envio de recursos ao exterior por meio de contas do antigo banco estatal do Paraná. O caso foi descoberto por alguns dos mesmos investigadores e colaboradores que hoje são personagens da Lava-Jato.

As três forças-tarefas reúnem apenas 38 dos 1150 integrantes do Ministério Público Federal (MPF) aptos a apresentar três nomes de preferência em votação digital, marcada para dia 18.

Ontem, Aras disse que é preciso ampliar a campanha “a todos os membros do MPF”, e defendeu a união da instituição “em defesa de seus valiosos propósitos comuns”. Ele não quis comentar o apoio de colegas das forças-tarefa.

Nos últimos dias, o candidato acenou ao ministro Sergio Moro (Justiça), defendendo o pacote anticrime apresentado pelo ex-juiz ao Congresso, incluindo a polêmica ampliação dos chamados “excludentes de ilicitude”, que isentam pena para quem comete homicídio em situações específicas. Moro deve ser um dos principais auxiliares a influírem na decisão do presidente Bolsonaro sobre o cargo de PGR.

Em agosto do ano passado, Aras defendeu que a Justiça Eleitoral no Brasil cumprisse a decisão do Comitê de Direitos Humanos do

Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos (PIDCP), com sede em Genebra, favorável à participação do ex-presidente Lula na disputa pelo Palácio do Planalto, apesar de preso, até que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)decidissem de forma definitiva sobre o registro da candidatura. Segundo ele, era a única forma de evitar a inadimplência do Estado brasileiro em relação a obrigações que assumiu no pacto internacional. O TSE optou por entendimento diverso.
Em nota oficial divulgada na quarta, os procuradores das forças-tarefas defenderam o respeito à lista tríplice para escolha do PGR, sem citar publicamente os postulantes ao cargo.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia