Política : Copa do Mundo
Enviado por alexandre em 05/06/2010 15:22:41



Brasil: Maioria nasceu no eixo Rio-São Paulo.

Geografia da seleção mostra diferenças sociais no país da bola


Maioria nasceu no eixo Rio-São Paulo. Pernambucano Josué comenta

Um retrato das diferenças sócio-econômicas entre as cinco regiões do Brasil. A lista de convocados pelo técnico Dunga para representar o futebol brasileiro na Copa do Mundo da África do Sul prova que um jogador nascido no Norte ou no Nordeste do país sofre muito mais para conseguir reconhecimento e, consequentemente, chegar a vestir a camisa amarela.

Dos 23 eleitos, 15 nasceram no Sudeste, região mais desenvolvida do Brasil: sete em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e dois em Minas Gerais. Outros quatro são do Sul (dois do Rio Grande do Sul e dois do Paraná). A região Nordeste tem apenas dois representantes (um baiano e outro pernambucano). Do Centro-Oeste, dois, ambos do Distrito Federal. Não há nenhum jogador do Norte.

- Além do dom, a pessoa tem de nascer com estrela. Se ela não brilhar, ninguém chega onde deseja – declarou Josué. Nascido em Vitória de Santo Antão, em Pernambuco, ele forma a dupla de nordestinos com o lateral-direito Daniel Alves. O jogador do Barcelona é natural de Juazeiro, na Bahia.

São Paulo, que detém uma fatia de 33,9% do PIB brasileiro, é o estado que mais formou jogadores: Doni, Luisão, Kaká, Elano, Robinho, Júlio Batista e Luis Fabiano. Rio de Janeiro, que tem em sua capital o principal ponto turístico do Brasil, tem seis atletas na Copa: Felipe Melo, Gilberto, Juan, Julio Cesar, Ramires e Thiago Silva.
Questionado sobre esse domínio do eixo Rio-São Paulo, reforçado por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, o pernambucano Josué concordou que a trajetória daquele que nasce em regiões mais pobres até o sucesso no futebol é mais tortuosa. Até porque nesses casos não basta apenas talento.

- É lógico que no Nordeste as dificuldades são maiores. No eixo sul e sudeste do país, as pessoas têm uma condição melhor. Lá, por ser uma região mais pobre, temos mais dificuldades financeiras – afirmou o volante da seleção brasileira.

Veja então como fica o time titular de Dunga por estado: Julio Cesar (RJ); Maicon (RS), Lucio (DF), Juan (RJ) e Michel Bastos (RS); Gilberto Silva (MG), Felipe Melo (RJ), Elano (SP) e Kaká (DF); Robinho (SP) e Luis Fabiano (SP).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia