Regionais : Bolsonaro reafirma intenção de mudar regras na CNH
Enviado por alexandre em 20/05/2019 23:28:05

https://facility.org.br/wp-content/uploads/2018/01/primeira-cnh-principais-decis%C3%B5es.jpg


O presidente Jair Bolsonaro voltou a defender nesta segunda-feira (20) sua proposta que prevê o aumento da validade da carteira de motorista de cinco para dez anos. Bolsonaro anunciou na semana passada que deverá enviar ao Congresso nos próximos dias um projeto que altera a validade atual. A proposta também prevê que o motorista só perca a habilitação caso atinja 40 pontos em infrações, o dobro do que prevê a legislação.

Em discurso na Firjan, onde recebeu a medalha do Mérito Empresarial, Jair Bolsonaro prometeu “acabar com a indústria das multas”. “Quando você muda os DNIT no Brasil todo, a crítica vem pra cima da gente. Por que tem tanto patriota assim querendo ocupar esses cargos? Dá pra desconfiar”, discursou.

Ele reiterou a intenção de mudar as regras na carteira nacional de habilitação. “A validade da carteira de motorista passa de cinco para dez anos. Eu sei que as clínicas de psicologia vão ficar chateadas comigo”, ironizou Bolsonaro, arrancando alguns aplausos do público presente – formado em sua maioria por empresários.



O ministro da Cidadania, Osmar Terra, durante seminário na Câmara Foto: Michel Jesus/ Câmara dos Deputados

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, afirmou nesta segunda-feira que o governo federal está avaliando criar uma pensão para pessoas que nasceram com microcefalia em decorrência do vírus zika. De acordo com Osmar Terra, a ideia é evitar que as mães das crianças com malformação cerebral que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) percam o benefício quando comecem a trabalhar.

— Nesse caso específico do zika, das crianças com microcefalia, o governo pode assumir a responsabilidade. Foi uma epidemia que não foi controlada de forma adequada, e o governo, de alguma forma, (pode) assumir a responsabilidade e transformar o BPC numa pensão, que permita que as mães possam trabalhar, ter renda, sem perder esse recurso, disse o ministro, durante seminário na Câmara voltado para as crianças com microcefalia.

Osmar Terra explicou que essa proposta já tramita dentro de um projeto de lei, mas ressaltou que há uma discussão dentro do governo sobre a possibilidade de editar uma medida provisória (MP) sobre o assunto, o que aceleraria o processo. 

— Essa lei, de alguma forma, pode ser tratada de uma forma mais rápida se nós estivermos com o apoio do presidente da República e do governo. De repente, transformá-la até numa forma de medida provisória, uma coisa que nós estamos discutindo internamente agora no governo, destacou. 

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, criticou a possibilidade da permissão aborto em caso de zika. Damares lembrou do discurso que fez na Organização das Nações Unidas (ONU) contra o aborto, e afirmou que isso voltará a acontecer em junho, dessa vez com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. 

— Vamos ocupar de novo a tribuna da ONU e vamos dizer para o mundo que essa nação mudou. E que essa nação defende a vida desde a concepção, anunciou. 

Em uma breve fala, Michelle elogiou as mães de crianças com microcefalia.

— Estou certa que nesse seminário teremos a oportunidade de aprendermos uns com outros. Afinal de contas, temos os mesmos propósitos, lutar contra o preconceito a respeito da microcefalia e auxiliar as crianças e seus familiares a entenderam e superarem as dificuldades que se apresentam em suas vidas diárias. Mães aqui presentes, vocês têm a minha admiração e o meu respeito. Faço da sua a minha luta. E sei que as autoridades que integram esta mesa vão trabalhar com perseverança para que os objetivos de vocês sejam alcançados. Com informações de O Globo.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia