Mais Notícias : Ataque de Bolsonaro a general: menos poder a militares
Enviado por alexandre em 06/05/2019 08:16:50

Ataque de Bolsonaro a general: menos poder a militares

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ataque indireto de Bolsonaro a Santos Cruz inflama ala do governo que quer reduzir poder dos militares

Daniela Lima – Painel – Folha de S.Paulo

Quem precisa de inimigo? - Ao desautorizar indiretamente em seu Twitter uma fala do ministro Santos Cruz (Secretaria de Governo), Jair Bolsonaro inflamou a ala que age para reduzir o espaço dos militares em sua gestão. O texto do presidente foi distribuído por simpatizantes de Olavo de Carvalho que pedem a demissão do general. A reação dos fardados veio num lamento: “Não é construtivo para ninguém. É tudo que a esquerda deseja, nossa desunião e o desajuste de ideias”, resumiu um dos que atuam no Planalto.

O estopim para a farpa lançada pelo  presidente contra o ministro foi uma entrevista concedida por Santos Cruz à jornalista Vera Magalhães há um mês. Na ocasião, ele fez um chamado ao comedimento nas redes e disse que seu uso deveria ser “disciplinado” para evitar distorções do debate por extremistas.

O general mencionou na entrevista uma “melhoria” da legislação, sem falar em regulamentação, mas o uso da palavra “disciplinado” foi pinçado por integrantes do governo, provocando a reação de Bolsonaro. 

Trecho da fala de Santos Cruz foi distribuído em grupos de WhatsApp por simpatizantes de Olavo de Carvalho na manhã deste domingo (5). Depois, no início da tarde, a resposta em que o presidente rechaçou qualquer regulação de mídias foi anexada aos destinatários para que não restasse dúvida sobre seu alvo.

Santos Cruz atua em duas pontas sensíveis do governo: a articulação política e a publicidade. Há tempos sua atuação é questionada por olavistas que veem nele um entrave a manifestações mais incisivas de Bolsonaro nas redes. 

Jogada casada - Mais recentemente, integrantes da equipe econômica e outros técnicos reclamaram da mão firme com que o general  segura a publicidade. Nas redes bolsonaristas, a campanha “Carlos Bolsonaro ministro” foi acoplada aos ataques a Santos Cruz.



Novo pacto federativo de Bolsonaro vai ao Senado

O governo e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), fazem os últimos ajustes no pacote de medidas que vai formar o chamado “novo pacto federativo” para mostrá-lo a governadores em reunião na quarta (8). Hoje, o conjunto de medidas prevê a apresentação de três projetos de lei complementar que dariam mais recursos aos estados. O socorro aos governadores virá acompanhado de pedido de apoio explícito de todos eles à reforma da Previdência. 

Com mudanças, as novas regras de aposentadoria já teriam cerca de 270 votos na Câmara. A equipe econômica crê que cada governador conseguiria agregar de dois a três votos a favor da medida. O pacote pró-estados será apresentado pelo senador  Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

Dividir e conquistar - Os projetos que compõem o pacto preveem: 1) partilha de ao menos 20% da cessão onerosa do pré-sal; 2) divisão do fundo social das reservas para gastos com saúde e educação; e 3) o chamado plano Mansueto, que define novos critérios para os estados conseguirem financiamento. (Painel – Folha de S.Paulo)



Ex-embaixador quer sair do país. Síndrome dos “zucas”

Ascânio Seleme – O Globo

O embaixador Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa dos governos Lula e Dilma, respectivamente, quer deixar o Brasil. Já disse a amigos que não suporta acompanhar tão de perto os muitos equívocos da nova administração. O que mais irrita Amorim é o “messianismo” que tomou conta do Itamaraty. Na sua época era diferente, garante Amorim, apesar do conhecido xiitismo do seu secretário-geral, Samuel Pinheiro Guimarães.

A CASA DOS ZUCAS

Se Celso Amorim for para Portugal, poderá morar num dos muitos imóveis que estão sendo construídos ou reformados para brasileiros em Lisboa e outras cidades portuguesas. Para atender nossos patrícios, esses imóveis estão ganhando um cômodo extra, o quarto de empregada. A novidade que espanta os lusitanos já foi vista há alguns anos em Miami, quando a cidade americana virou o principal destino dos brazucas que “fugiam” do Brasil por causa dos

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia