Política : Prestígio
Enviado por alexandre em 01/07/2011 10:24:32



Edson Vicente assume assento no Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico

O secretario de Estado de Desenvolvimento Econômico e Social Edson Luiz Vicente tomou posse como membro titular do Conselho Nacional de Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic). O evento foi realizado em Brasília com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel quando foi empossado como presidente do Consedic o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul do Paraná, Ricardo Barros.



O Consedic reúne os secretários da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de todos os estados e do Distrito Federal e foi criado em abril deste ano. As discussões para a criação do grupo surgiram no âmbito das reuniões do Fórum Nacional de Secretários de Indústria e Comércio (Fonseic), organizado pela Secretaria do Desenvolvimento da Produção (SDP) do MDIC, e foi apoiada desde o início pelo ministério.

Na agenda de trabalho do Consedic segundo informou o titular da SEDES Edson Vicente estão previstas ações para o desenvolvimento tecnológico e inovação, micro e pequenas empresas, educação e qualificação profissional, desenvolvimento regional, infraestrutura e logística, sustentabilidade, competitividade, arranjos produtivos locais, agronegócio, mineração, relações internacionais e comércio exterior. Edson disse que o conselho vai focar seus trabalhos no aumento da competitividade do setor produtivo brasileiro e no debate sobre a guerra fiscal entre os estados.

O ministro Fernando Pimentel afirmou ao secretario Edson Vicente que conta com o auxílio do Consedic para a construção de políticas públicas para o desenvolvimento do país.

Edson Vicente teve uma reunião com o presidente do Consedic Ricardo Barros quando foram tratados diversos assuntos como guerra fiscal, incentivos à importação, proteção à indústria brasileira em relação à concorrência desleal de produtos importados e legislação trabalhista. No encontro um dos principais assuntos foi a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucionais medidas de incentivo fiscal criadas por diversos estados brasileiros – a partir da redução de alíquotas de ICMS em operações interestaduais – sem anuência do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

“Rondônia será uma voz atuante no conselho e para isso o Senhor ministro Fernando Pimentel nos assegurou apoio em nossas ações por entender que o nosso Estado está em franco desenvolvimento e que a parceria com o governo federal é salutar”, relatou Edson Vicente.

Autor: Alexandre Araujo

Fonte: ouropretoonline.com

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia