Política : Usina de Jirau
Enviado por alexandre em 28/06/2011 17:00:00



Denúncias contra consórcio que constrói usina de Jirau é discutido em audiência na Câmara Federal

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle realizará nesta terça-feira (28) audiência pública sobre denúncias de irregularidades relacionadas ao consórcio responsável pela construção da usina hidrelétrica de Jirau, no rio Madeira (RO).

O debate foi proposto por oito deputados, a maioria deles integrantes da Subcomissão de Fiscalização e Acompanhamento das Obras do PAC: Carlos Brandão (PSDB-MA), Nelson Bornier (PMDB-RJ), Edio Lopes (PMDB-RR), Delegado Waldir (PSDB-GO), João Dado (PDT-SP), Ademir Camilo (PDT-MG), Carlos Magno (PP-RO) e Moreira Mendes (PPS-RO).

Eles lembram que visitaram em 12 de maio as usinas hidrelétricas do rio Madeira (Jirau e Santo Antônio) e depois participaram de audiência pública na Assembléia Legislativa de Rondônia. A audiência contou com a participação do Ministério Público Estadual, Ministério do Trabalho, centrais sindicais, representantes das comunidades de Porto Velho e um representante do Consórcio Santo Antônio.

O Consórcio Jirau não enviou representante. Segundo os deputados, foram feitas muitas reclamações quanto a esse consórcio, inclusive quanto ao não cumprimento de convênios com o município de Porto Velho e com o governo do Estado.“Temos que acompanhar de perto os acontecimentos e cobrar respostas, pois, os prejuízos podem ser irreparáveis para o Estado e quem acaba arcando com as conseqüências é a sociedade”. Comentou o deputado progressista, Carlos Magno (RO).

Foram convidados:
- O presidente do Consórcio Jirau, Vitor Paranhos;
- O presidente do Grupo GDF Suez Energy, Maurício Bahar;
- O presidente da Eletrosul, Eurides Luiz Mescolotto;
- O diretor da Camargo Correa Investimentos Ian Monteiro de Andrade;
- O presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Dilton da Conti Oliveira;
- O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Walter Araújo;
- O coordenador-geral de Infraestrutura de Energia Elétrica da Diretoria de Licenciamento do Ibama, Adriano Queiroz;
- O presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores nas Indústrias de Rondônia e Acre (Fitrac), Antônio Acácio Moraes do Amaral;
- Representantes do Ministério Público do Trabalho, da Prefeitura de Porto Velho e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia