Justiça : OSSO DURO
Enviado por alexandre em 21/12/2018 09:57:15

Juiz Bretas deve comandar inquérito contra Temer e Moreira

Bernardo Mello Franco – O Globo

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu a abertura de um novo inquérito contra o presidente Michel Temer e o ministro Moreira Franco na 7ª Vara Federal Criminal do Rio.

Se o pedido for aceito pelo Supermo Tribunal Federal, a investigação será enviada em janeiro ao juiz Marcelo Bretas, responsável pelos processos da Lava-Jato no Rio. Ele já prendeu o ex-governador Sérgio Cabral e o empresário Eike Batista.

O caso envolve a suspeita de pagamento de R$ 1,1 milhão em propina em troca de um contrato para a construção da usina nuclear Angra 3.

De acordo com a Procuradoria, os pagamentos indevidos foram "solicitados por João Baptista Lima Filho e pelo ministro Moreira Franco, com anuência de Michel Temer".

O contrato suspeito foi fechado em 2014 entre a estatal Eletronuclear e a consultoria escandinava Af Consult. Na época, Temer era vice-presidente e Moreira era ministro da Aviação Civil.

Segundo Dodge, os repasses foram relatados pelo empresário José Antunes Sobrinho, ex-sócio da Engevix, que fechou acordo de delação premiada com a Lava-Jato. Também estariam lastreados em "provas documentais e testemunhais".

A procuradora pediu que o caso seja enviado à 7ª Vara porque Bretas já comandou outros processos sobre fraudes na Eletronuclear.

Em agosto de 2016, o juiz sentenciou o almirante Othon Pinheiro, ex-presidente da estatal, a 43 anos de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosa.


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia