Regionais : Cultura estadual perde recursos com aprovação de PEC, federais estão rondando Rondônia, por que não votar eletronicamente em casa?
Enviado por alexandre em 11/12/2018 17:46:12

Eleições – A proposta de mudança no sistema eleitoral pretendida pelo presidente-eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que será empossado no próximo dia 1º é mais que necessária. Bolsonaro defendeu no Congresso Nacional a impressão do voto, mas a proposta foi recusada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com a alegação, que colocaria em risco o sigilo do voto. Balela. Já que o voto é eletrônico e seguro, como alega o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o cidadão deveria votar da sua casa, assim como faz operações bancárias e outras ações eletrônicas. Por que não votar via internet?

Eletrônica – O custo seria bem menor no caso do voto eletrônico e como alegam que o sistema é inviolável, por que as seções eleitorais não são eletrônicas? Hoje os carros estão a cada dia com mais tecnologia, inclusive os de Fórmula 1, que pouco dependem dos pilotos e priorizam a eletrônica. Votar em casa com o título eletrônico seria uma medida racional e econômica. E segura segundo o TSE que não aceita suspeição do processo eleitoral eletrônico utilizado atualmente. A urna eletrônica é brasileira, a tecnologia foi comercializada com empresa americana. Hoje eles fabricam e vendem as urnas para o Brasil, mas o país mais desenvolvido do mundo, ainda, vota com cédulas. E durma-se com um barulho desses...

Federal – A Polícia Federal (PF) realiza hoje (11) megaoperação no Acre devido a desvio de recursos do Fundo Eleitoral nas eleições de outubro último. Entre os presos o vereador Manuel Marcus e a deputada estadual Juliana Rodrigues, ambos do PRB. Marcus se elegeu deputado federal e Juliana foi reeleita para mais um mandato na Assembleia Legislativa. Estão sendo cumpridos 17 mandatos de busca e apreensão por cerca de 100 membros da PF em gabinetes de políticos na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Procon e outros órgãos públicos, além da sede do PRB e uma gráfica. Oito mandados de prisão também fazem parte da operação.

Cultura – O futuro superintendente de Estado da Cultura (Sejucel) será apenas um coadjuvante na estrutura de governo caso um projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Ale), na manhã de hoje (11), tenha aprovação do plenário, na sessão ordinária da tarde. O projeto do governo do Estado concede meia entrada a todos os trabalhadores da Educação (PL nº 10996/18) e a Proposta de Emenda à Constituição altera o percentual ao Fundo Estadual de Cultural de 0,5% para míseros 0,05%. O Fundo existe há um ano e não tem recursos em caixa. É o fim da rosca...

Secretariado – Tendo o 17 como mote, o governador-eleito de Rondônia, Marcos Rocha (PSL) deverá anunciar a sua equipe de governo na próxima segunda-feira, dia 17, número da sua sigla partidária e do presidente da República-eleito, Jair Bolsonaro. A esperança é que Marcos Rocha consiga compor um grupo de pessoas, que realmente tenha conhecimento das reais necessidades do Estado, na saúde, na educação, no saneamento básico; estradas, agricultura, cultura, esporte, segurança pública. E que também promova uma auditoria geral, para poder informar a população da real situação econômica e social do Estado.

Respigo

Até o Natal a Polícia Federal deverá realizar outras operações na caça aos corruptos pelo país. Há que afirme que em breve a polícia de elite brasileira deverá desencadear uma operação em Rondônia semelhante a que ocorre hoje no Acre +++ Homenagem das mais justas ao compositor, cantor, agitador cultural e jornalista Sílvio Santos (Zé Katraca) na noite do último sábado (8) organizada pela Sejucel, presidida por Antônio Ocampo. A homenagem “Tributo ao Menestrel" foi das mais merecidas e o Calçadão do Manelão de Porto Velho nunca recebeu tanta gente +++ O assunto já foi abordado na coluna, mas devido à relevância vamos bater novamente na mesma tecla. É a situação de um dos malabares que atuam em cruzamentos de Porto Velho, que utiliza terçados (facões) para sua apresentação +++ O ator que utiliza os terçados é o mesmo que fazia malabares com fogo e acabou se queimando. As autoridades vão aguardar que ocorra uma tragédia para tomar as devidas providências?

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia