Regionais : Secretários municipais de Agricultura se renuem em Ariquemes e focam diretrizes para 2019
Enviado por alexandre em 10/12/2018 01:17:24

Secretários municipais de Agricultura se renuem em Ariquemes e focam diretrizes para 2019
O município de Ariquemes serviu de local para a reunião do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Rondônia – Consemagri que tiveram como mote principal do encontro o planejamento de ações para o ano de 2019 e seu fortalecimento. Da reunião participaram 23 secretários municipais de Agricultura entre os quais esteve o titular da pasta no município de Vale do Paraíso Paulo César que disse a reunião foi bastante produtiva e serviu para a troca de informações que vai ajudar no conjunto de ações programada para o ano de 2019.

O Consemagri abordou o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia – Fundo PROLEITE, que é instrumento de natureza orçamentária, financeira e patrimonial para viabilizar os incentivos previstos a política de desenvolvimento da pecuária leiteira de Rondônia. Atualmente o Proleite é administrado pela Emater e segundo ficou apurado os investimentos não estão chegando ao produtores de leite, razão pela qual o Consemagri quer administrar este fundo e seu objetivo seja executado. Outro assunto debatido durante a reunião é quanto aos equipamentos e implementos agrícolas que deverão ser entregues e que só o faça através da chamada pública.

Paulo César disse que um assunto em pauta que ganhou apoio total é que as Secretarias Municipais de Agricultura recebam um percentual de 2% das taxas cobradas pelo Idaron e que este percentual seja revertido em ações voltadas para a melhoria do setor produtivo. Ao final da reunião foi elaborada uma carta proposta sendo que uma reunião deverá ocorrer no final do mês de Janeiro de 2019 com a presença do governador eleito Marcos Rocha e o futuro Secretário Estadual de Agricultura. Após a reunião a comitiva visitou uma fábrica de ração e um frigorifico de peixe além de uma agroindústria de derivados do leite.

Paulo César que é o representante da Região Central do Estado explicou que o Consemagri é um órgão de intercâmbio de experiências e informações para os seus associados e atua na formulação de políticas de desenvolvimento da agropecuária nos âmbitos municipal e estadual, exercendo de todas as formas o fortalecimento da agropecuária no Estado de Rondônia.

Fonte: Alexandre Araujo/www.ouropretoonline.com


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia