Política : É POSSÍVEL AINDA?
Enviado por alexandre em 20/10/2018 22:43:43

Fernando Haddad ainda pode vencer a eleição?

Fernando Haddad, durante encontro com professores em São Paulo em 15 de outubro de 2018 - AFP/Arquivos

Da ISTOÉ
Por Agência AFP


Fernando Haddad ainda pode vencer? Para isso, seria necessário que o candidato de esquerda à presidência do Brasil recuperasse a grande desvantagem para o seu rival de extrema-direita Jair Bolsonaro. Um cenário considerado improvável a uma semana do segundo turno.

Alguns ainda acreditam, mas a maioria dos analistas não vê o que poderia impedir a eleição de Bolsonaro como presidente em 28 de outubro, tão poderosa é a onda que ele surfa há mais de um mês.

A última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 17 e 18 de outubro, aponta Bolsonaro com 59% dos votos válidos, contra 41% para o substituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Essa pessoa está liderando as pesquisas, mas vai perder”, assegurou em recente entrevista à AFP Haddad sobre Bolsonaro.

“Isso é altamente improvável”, estima Paulo Sotero, presidente do Brazil Institute do Wilson Center, em Washington. “As pesquisas apontam uma vitória de Bolsonaro, e com uma margem confortável”.

Os consultores do Eurasia Group são menos categóricos: “As chances de isso acontecer são baixas. Haddad tem 25% de chance de ganhar”.

O representante do Partido dos Trabalhadores (PT) “deve atrair um número significativo de eleitores dos candidatos eliminados no primeiro turno e reduzir a base de apoio de Bolsonaro, uma tarefa hercúlea, dado o alto nível de convicção entre esses eleitores”, acrescentam.

Mas Haddad até agora não conseguiu formar a “frente democrática” de que precisa.

Ao contrário da “frente republicana” que na França conseguiu barrar a extrema direita, no Brasil “não há tradição de frente antifascista”, aponta Maud Chirio, da Universidade Paris-Est-Marne-la-Vallée.

Os partidos “não têm a experiência de eleições em que um candidato de extrema-direita, esta é a primeira vez”.

Outro obstáculo para o candidato de esquerda: “a bílis alimentada contra o PT também impede que os partidos se aliem a Haddad”, diz a historiadora.

Assim, Ciro Gomes, o candidato do PDT (centro esquerda), que ficou em terceiro no primeiro turno com 12,5% dos votos, limitou-se a oferecer “apoio crítico” ao PT, antes de partir para a Europa.

Haddad também não pode contar com a ecologista Marina Silva, tampouco com influentes centristas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ou o ex-presidente do Supremo Tribunal Joaquim Barbosa.

– “Tuitar é fácil” –

O irmão de Ciro, o senador Cid Gomes, jogou sal nas feridas: o PT “vai perder a eleição e vai ser bem feito”, disse no início desta semana. Em 13 anos de poder (2003-16) ele “fez muita bobagem”.

Questionado pelo jornal Folha de S.Paulo, Cid Gomes suavizou o comentário: “Acho que Haddad é o melhor. Mas uma vez que ele tem uma chance mínima de ganhar” o PT “deve fazer sua autocrítica”.

Debora Diniz, antropóloga e professora de Direito da Universidade de Brasília. “Não pensem que tudo está garantido”. “A resistência de Bolsonaro de ir a um debate público diz muito sobre sua fraqueza”, acrescenta ela.

Haddad, professor universitário de tom de voz comedido, não conseguiu levar à arena de um debate televisivo um Bolsonaro cujas fórmulas incisivas e até violentas têm um impacto maior nas redes sociais, que se tornaram sua máquina de guerra.

“Tuitar é fácil, senhor deputado. Vamos debater cara a cara, educadamente”, lançou Haddad.

Entre os dois turnos de 7 e 28 de outubro, seis debates foram previstos. Mas Bolsonaro se esquivou de todos “por razões médicas”. E “estratégicas”, segundo admitiu.

Na reta final, Haddad precisou reorientar sua campanha. Ele parou suas visitas semanais a Lula na prisão, retirou a foto de seu mentor político das propagandas na televisão, substituiu o vermelho do PT pelo verde e amarelo da bandeira nacional. Como Bolsonaro.

E “a ordem do QG do PT foi de investir no eleitorado mais pobre e nos grupos evangélicos”, escreveu na quarta-feira o jornal Folha de S.Paulo. Haddad vai se envolver com seus líderes a “defender os valores da família”.

O apoio dado pelas igrejas evangélicas a Bolsonaro antes do primeiro turno foi crucial, especialmente a poderosa Igreja Universal.

“Não vejo que milagre poderia ser feito para que Haddad mude o curso desta eleição”, diz Paulo Sotero. “Bolsonaro vai conseguir votos suficientes para um mandato claro”.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia