Brasil : RISCO DE FALTAR
Enviado por alexandre em 16/10/2018 08:48:16

Mudanças climáticas podem causar escassez de cerveja
Exame
Segundo pesquisadores da Inglaterra, a bebida pode se tornar mais cara no mundo todo devido aos prejuízos para o cultivo de cevada
Foto: Reprodução

Com o aumento das temperaturas no mundo, muitos especialistas têm alertado para os riscos que as mudanças climáticas podem trazer para o cultivo de alimentos essenciais para o consumo humano. Pesquisadores da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, decidiram ir além e estudar seus efeitos sobre uma das bebidas mais consumidas em momentos de socialização: a cerveja. Principal matéria-prima da bebida, a cevada pode ter sua produção drasticamente afetada nos próximos anos, o que pode tornar a cerveja mais cara e mais rara nas gôndolas de supermercados e nos bares mundo afora.

A pesquisa projeta que a diminuição do fornecimento de cerveja pode provocar uma “queda dramática” no consumo da bebida alcoólica mais popular do mundo e um consequente aumento dos preços. A fabricação de cerveja consome, em média, 17% da produção global de cevada. No Brasil, a proporção é ainda maior, de 83%. Segundo o estudo, as perdas no cultivo de cevada podem ser de 3% a 17%, dependendo da gravidade dos impactos climáticos em cada região.

Queda de até 16% no consumo e preços duas vezes mais altos

O estudo envolveu pesquisadores do Reino Unido, da China, do México e dos Estados Unidos, que identificaram eventos climáticos extremos e modelaram seus impactos na produção de cevada em 34 regiões do mundo. Depois, os autores observaram o impacto das alterações no fornecimento e no preço da cerveja em cada região considerando as possíveis mudanças climáticas.

O cenário mais pessimista avaliado na pesquisa projeta uma queda de 16% no consumo de cerveja ou 29 bilhões de litros. O volume equivale a total de cerveja consumida nos Estados Unidos durante um ano. Além disso, os preços atuais poderiam dobrar. Mesmo a avaliação mais otimista dos pesquisadores estima que o consumo terá queda de 4%, e o preços, alta de 15%.
Relevância cultural

Dabo Guan, professor de economia de mudanças climáticas e coordenador da pesquisa, avalia a relevância da pesquisa em meio a constantes estudos sobre o impacto do clima em culturas básicas, como trigo, milho, soja e arroz. “Se os esforços de adaptação priorizam as necessidades, as mudanças climáticas podem enfraquecer a disponibilidade, a estabilidade e o acesso a ‘bens de luxo’ em maior grau do que os alimentos básicos”, diz ele no estudo.

O professor explica ainda que algumas pesquisas até analisam o impacto das mudanças climáticas sobre esses outros itens, como o vinho e o café, mas que a cerveja também deve ser avaliada com atenção. “Um fornecimento suficiente de cerveja pode ajudar a manter a estabilidade do entretenimento e da comunicação em uma sociedade”, afirma.


24 Horas News

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia