Política : DE 1 PARA 52
Enviado por alexandre em 10/10/2018 08:39:35

Urnas surpreenderam equipe de Bolsonaro

PSL, que saltou de um para 52 parlamentares, esperava eleger entre 30 e 40 deputados

Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo

O resultado avassalador em favor de apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) nas urnas surpreendeu o candidato e sua equipe mais próxima. Eles esperavam, por exemplo, eleger entre 30 e, no máximo, 40 deputados. O PSL saltou de um para 52 parlamentares.

A eleição de Arolde de Oliveira (PSD-RJ) para o Senado, no Rio, foi outra surpresa. “Feliz com minha vitória, incompreensível aos olhos humanos mas perfeitamente natural quando aceitamos a vontade de Deus”, escreveu a um amigo.

“Para nós, que somos crentes, Deus quis”, disse ele à coluna. “Era algo imprevisível porque eu fiz uma estratégia que poderia dar errado. Mas ninguém entra numa campanha para perder.” Ele explica que seu partido, o PSD, fez aliança com Geraldo Alckmin (PSDB-SP). Mas, no Rio, não deu palanque ao tucano. Em troca, a família de Bolsonaro o apoiou, colocando seu nome em todos os santinhos do candidato distribuídos aos eleitores.

A passagem da eleição para o segundo turno também foi inesperada. Bolsonaro viu a apuração pela televisão com assessores próximos e ficou certo de que ganharia na primeira rodada quando chegou a 49% dos votos das urnas apuradas. Depois, o percentual começou a cair.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia