Regionais : Arrendamentos de curto prazo limitam produtividade agrícola na região do interior do Cone Sul
Enviado por alexandre em 14/08/2018 17:24:43

Hugo Dan afirma que modelo precisa ser repensado para beneficiar ambas as partes

O engenheiro agrônomo Hugo Dan, de Cerejeiras, faz um alerta: os arrendamentos de curto prazo estão limitando a produtividade na região do interior do Cone Sul. Fundador da única estação experimental de pesquisa privada do Norte do Brasil, com sede em Cerejeiras, o agrônomo, que tem um doutorado em Agronomia no currículo, adverte que este modelo de curto prazo de arrendamento de terras precisa ser repensado. “Os proprietários de terras na região de Cerejeiras têm o costume de arrendar por um ou dois anos. Existem exceções. Entretanto, o prazo de um ano, de renovação anual, é um período muito curto. Com este prazo, o produtor que arrendar não se motiva a investir no solo da propriedade. Sem investimentos em calagem, adubação adequada, manejo e cobertura para o plantio direto, o solo vai se deteriorando, limitando o rendimento da propriedade. Isso tem sido observado com muita frequência na região. Estamos preocupados”, afirma Hugo Dan.

“A sensação que temos é os proprietários e os arrendatários transformaram este mercado em um verdadeiro leilão. Quem paga mais, leva. Com os cultos altos, elevados riscos e baixos investimentos os números não fecham”, complementa o agrônomo.

Segundo Hugo Dan, a saída é tanto o arrendatário quanto o arrendador terem consciência de fazer os contratos com prazos maiores e preços mais justos e coerentes. “Assim, todos ganham, tanto o dono da terra, cuja propriedade recebe investimentos em melhoria, quando quem arrenda, que tem uma produção maior, com menor risco. E a região como um todo também ganha, com o aumento da produtividade geral. Queremos conscientizar os produtores rurais sobre esta questão”, finaliza.

Autor / Fonte: Folha do Sul/Rildo Costa

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia