Política : FURIOSO
Enviado por alexandre em 04/08/2018 13:00:00

Lula vê cerco em mudança de posição do TSE

Aliado guarda plano B

Daniela Lima – Painel Folha de S.Paulo

Alvo de divergência dentro do próprio Tribunal Superior Eleitoral, o entendimento de que os candidatos precisam apresentar seus vices até segunda (6) revoltou Lula. O ex-presidente travou as conversas sobre a composição de sua chapa dizendo-se indignado com o que considera um cerco para antecipar sua saída da cena eleitoral. A cúpula do PT diz que uma pessoa guarda a opção do petista para “a emergência” de ter que definir o nome que será registrado ao lado dele até domingo (5).

A irritação de Lula está atrelada ao fato de que não houve mudança na redação da lei que trata do registro das candidaturas. O texto que vige sobre as eleições deste ano é o mesmo que constava na norma do pleito de 2014.

Na ocasião, foi consensual o entendimento de que os partidos poderiam apenas indicar até o fim do prazo para as convenções o colegiado que iria definir a chapa, e não necessariamente apontar os nomes.

Acordo e ameaça: carta de Ciro pode ser aceno a Lula


Com a indefinição imposta pelo ex-presidente, o PT vai usar todo o tempo disponível para tentar construir um acordo com a esquerda, inclusive o PDT de Ciro Gomes. Integrantes do PC do B viram na carta aberta de Ciro à militância um novo aceno a Lula.

Lula pediu que seus advogados sondassem a disposição de outros partidos. O MDB já indicou que pretende fechar a chapa de Henrique Meirelles até este domingo. A equipe de Lula espera encontrar ao menos quatro ou cinco partidos na mesma situação.

A tensão imposta à esquerda pelo PT, porém, pode se tornar um tiro no pé. Integrantes da coordenação da campanha de Manuela D’Ávila dizem que o PC do B ainda não fechou totalmente as portas para uma aliança com o PDT. (Daniela Lima – FSP)


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia