Política : PRESIDENCIÁVEIS
Enviado por alexandre em 15/07/2018 11:37:33

Lula, Bolsonaro e o Tititi Eleitoral

Victor Oliveira – Blog Os Divergentes

A semana iniciou-se com um desembargador plantonista querendo revisar, a qualquer custo, decisão do colegiado do TRF-4 para soltar o ex-presidente Lula e termina com Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do presidenciável Jair Bolsonaro, curtindo uma foto de Lula sem camisa no Instagram, fato que gerou enorme repercussão, tanto em veículos tradicionais da imprensa como nas redes sociais.

Além de envolver Lula, o que esses fatos tem em comum? A evidência de que o debate eleitoral deste ano, novamente, será de um nível muito baixo. O fato de uma curtida em foto tornar-se destaque coloca o debate eleitoral no nível da fofoca, transformando o noticiário político em mero tititi.

Enquanto as facções políticas se engalfinhavam em torno da continuidade da prisão de Lula, as ideias que Lula representam estavam à solta no Congresso Nacional. De uma tacada só, senadores e deputados aprovaram uma pauta-bomba, com impacto de R$ 100 bilhões nas contas públicas, já muito debilitadas, nos próximos anos. Destaques para a manutenção da possibilidade de reajuste para servidores públicos em 2019, a volta de incentivos fiscais para a indústria de refrigerantes e o REFIS do Simples Nacional, regime de tributação conhecido por já pagar poucos impostos.

Os absurdos aprovados pelo Congresso ficam ainda piores, se levarmos em conta que as projeções de crescimento econômico contidas no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias consistem em 3% neste ano, sendo que o próprio Ministério da Fazenda já reduziu suas projeções para 1,6%, quase metade do previsto no referido projeto de lei. Ou seja, o Congresso está abrindo mão de receitas e criando mais despesas em um cenário que indica arrecadação ainda menor para o governo federal.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia