Regionais : Expedito e Magno as opções de Cassol, Meirelles reúne emedebistas na capital, deputados Marcelino e Jesuíno criticam inércia do legislativo
Enviado por alexandre em 22/06/2018 00:42:55

PP – O grupo político liderado pelo senador (licenciado) Ivo Cassol, que está fora das eleições deste ano, porque está enquadrado na Lei da Ficha Limpa tem pelo menos dois nomes para disputar o governo do Estado: o ex-deputado (federal e estadual) e ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Carlos Magno, filiado ao PP e o ex-senador Expedito Júnior, do PSDB. Expedito tem mais penetração política, mas Carlos Magno não tem rejeição. Um deles deverá ser o candidato de Cassol.

MDB – O partido liderado no Estado pelo senador Valdir Raupp recebe hoje (21) o ex-ministro Henrique Meirelles, pré-candidato do partido a presidente da República. A partir das 15h Meirelles, Raupp, pré-candidato à reeleição ao Senado, o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho, pré-candidato do MDB a governador, demais lideranças do partido, convidados e pré-candidatos a deputado (federal e estadual) estarão reunidos, na sede do MDB na capital. O encontro seria às 17h, mas foi antecipado para as 15h.

Fundos – O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deputado Marcelino Tenório (PRP-Ouro Preto) é uma pessoa simples, mas objetiva, quando discute algum assunto. Esta semana foi incisivo na discussão na CCJ, sobre a finalidade da liberação de quase R$ 5 milhões para o Fundo Especial de Modernização da Procuradoria Geral do Estado de Rondônia (Fumorpge). Segundo ele, para se criar um fundo para o setor produtivo não se consegue, mesmo sabendo, que irá gerar emprego e renda para o setor, “mas para outros setores, rapidinho se aprova”.

Fundos II – Marcelino Tenório demonstrou irritação com a subserviência do Poder Legislativo (federal, estadual e municipal). O deputado diz que é preciso que se reduzam os tributos e taxas, para diminuir estes fundos, pois os recursos “não podem, como deveriam ser, investidos em saúde, educação, saneamento básico, mas somente em tarefa fim”. E foi mais além: “o setor público não se preocupa com o país. Cada um defende o seu. O Legislativo perdeu seu direito –ou obrigação– e entregou não sei a quem. Se queremos que o Brasil mude, o Legislativo tem que mudar”. Marcelino está coberto de razões.

Economia – A aversão a fundos, que realmente é questionável também foi abordada pelo deputado Léo Moraes (Podemos-PVH). Ele diz que os fundos deveriam ser revistos e também o destino das taxas cartoriais. O deputado Jesuíno Boabaid (PMN-PVH) disse que por ele “deveria ter uma PEC para retirar o auxílio moradia de todos os Poderes” e que todos deveriam “cortar gastos”. Jesuíno argumentou que não tem receio de dizer que o TC (Tribunal de Contas do Estado), MP (Ministério Público estadual) “tem fundos de milhões mesmo tendo orçamentos vastíssimos”.

Respigo

Servidores da Assembleia Legislativa amanheceram com o sorriso de orelha a orelha. É que o salário do mês de junho já está (ou estava) na conta de cada um +++ Amanhã (22) devido ao jogo do Brasil (8h em Rondônia) será ponto facultativo na Ale. O expediente nas sextas-feiras é único, das 7h30 às 13h30 e como a seleção brasileira enfrentará a Costa Rica em partida decisiva para a classificação à próxima fase, os servidores poderão assistir ao jogo na suas casas +++ O senador Acir Gurgacz, pré-candidato a governador pelo PDT está confiante no sucesso do seu objetivo. Acir disse que não terá dificuldades para registrar sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), após as convenções partidárias.

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia