Regionais : Aos 10 anos, vestibular seriado da UPE tem desafio de atrair alunos
Enviado por alexandre em 18/06/2018 00:48:41

O vestibular seriado, seleção que avalia os alunos gradualmente, durante os três anos do ensino médio, completa 10 anos na Universidade de Pernambuco (UPE). Única instituição a adotar o formato no Norte e Nordeste – são apenas 11 no País, num universo de 102 universidades federais e estaduais – o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) é elogiado por alunos, professores e diretores de colégios. Mas tem desafios a vencer. Um dos principais é aumentar a participação de candidatos, sobretudo das escolas públicas. As inscrições para as provas deste ano começam amanhã e seguem até 1º de agosto. Os testes acontecerão em novembro e dezembro.

Pernambuco tem 294.959 estudantes no ensino médio matriculados na rede pública e 37.469, na rede privada, totalizando 332.428 alunos, segundo a Sinopse Estatística da Educação Básica de 2017, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ano passado, o SSA teve 46.956 inscritos, somando as três etapas (SSA 1, 2 e 3). Ou seja, só 14% dos pernambucanos que estavam no ensino médio em 2017 fizeram o vestibular seriado.

A quantidade de participantes da escola pública confrontada com a da particular foi parecida: 23.177 (49,36%) e 23.779 (50,64), respectivamente. Porém, ao comparar o total de candidatos com o universo de alunos por rede, observa-se que apenas 7,8% dos estudantes das unidades públicas se cadastraram para fazer o seriado, enquanto na rede privada foram 63,4%.

“Avaliamos que é um número pequeno de jovens que se inscrevem no SSA, especialmente da escola pública. O formato de seleção tem qualidade, está comprovado. Nosso desafio é incentivar cada vez mais a participação dos estudantes”, comenta o pró-reitor de graduação da UPE, Luiz Alberto Rodrigues.

Sobre os alunos da rede pública, ele acredita que a maioria não tem expectativa de ingressar no ensino superior. “E aos que conseguem aprovação, temos o desafio de dar meios para que se mantenham na universidade”, complementa. Com cerca de 16 mil alunos na graduação, só 5%, segundo Luiz Alberto, recebem assistência estudantil.

“Uma das vantagens do SSA é que o candidato começa o curso superior logo depois que acaba o ensino médio. Outra é que ele tem a possibilidade de concorrer às vagas da UPE duas vezes, pelo seriado e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada)”, destaca o presidente da comissão de vestibular, Ernani Martins. A instituição destina 50% das vagas nos 55 cursos de graduação para cada um desses dois processos seletivos (1.740 para cada). O Sisu é coordenado pelo Ministério da Educação e utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

TAXA DE INSCRIÇÃO

Na Escola de Referência Ginásio Pernambucano, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, área central do Recife, há oito turmas de 3º ano. Dos 327 vestibulandos, só 81, ou 25%, pretendem se inscrever no SSA 3. Na turma de Laíssa Júlia Lacerda, 17, estudam 43 adolescentes. No 1º ano, 17 participaram do SSA 1. Ano seguinte, 15 fizeram o SSA 2. Este ano são 13. A justificativa mais comum para não participar é o valor da taxa de inscrição: R$ 97.

“Quero cursar enfermagem. Gostaria muito de ter participado do seriado desde o 1º ano, mas não tenho como pagar a inscrição. Minha mãe trabalha em um laboratório e sustenta sozinha eu, minha irmã e uma prima”, diz Laíssa. “Fiz em 2016. Ano passado perdi o prazo para solicitar a isenção. Daí, não continuei”, conta Adriele Caroline, 17.

A UPE concede gratuidade aos candidatos que têm o Número de Identificação Social (NIS), do governo federal. O prazo para requerer o benefício começa amanhã e vai até sexta-feira. “Não temos condições de dar isenção a todos os alunos da rede pública, como acontece no Enem, porque o processo é todo custeado pelo que recebemos com o pagamento da taxa. Não há subvenção do Estado”, explica Ernani Martins.

Nathália Interaminense, 20, está no quarto período de medicina na UPE. Conquistou a vaga pelo SSA. “Comecei a me preparar no 1º ano. Sempre quis medicina e precisava me dedicar. Fiz cursinho nos três anos do ensino médio. Foi bem puxado. Mas não me arrependo”, conta.

A irmã dela, Yasmin Interaminense, 14, aluna do Colégio Santa Emília, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, vai começar o seriado este ano. Ainda não sabe a profissão que seguirá. Mas repete a rotina de Nathália. “A experiência dela foi importante pra mim. Tanto que também estou em dois cursinhos”, comenta a adolescente.

PROGRAME-SE

18 de junho – Início das inscrições (www.processodeingresso.upe.pe.br)


1º de agosto – Término das inscrições


18 a 25 de junho – Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição


3 de agosto – Último dia para pagamento da taxa de inscrição


18 e 19 de novembro – Provas para os alunos dos 3º anos (SSA 3)


2 e 3 de dezembro – Provas para os alunos dos 1º (SSA 1) e 2º anos (SSA 2)


Importante!


– A taxa de inscrição custa R$ 97


– Candidatos que possuem NIS (Número de Identificação Social) podem requerer gratuidade


– O estudante deve ter RG e CPF próprios, além de uma conta de e-mail válida


JC

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia