Política : Oficina do PPA
Enviado por alexandre em 27/05/2011 11:50:00



Sociedade participa ativamente da oficina do PPA em Ouro Preto e apresenta 101 projetos prioritários para a região

Ouro Preto do Oeste foi sede da plenária do PPA (Plano Plurianual Participativo) 2012 / 2015 que ocorreu nesta quinta-feira (26) na Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino, reuniu representações do poder público e da sociedade civil organizada de quatro municípios: Ouro Preto do Oeste, Nova União, Mirante da Serra e Vale do Paraíso o evento contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas.

A chefe da Secretaria Executiva Regional - SER Maria Araujo foi a anfitriã do evento que contou com a participação do juiz de Direito Dr. Glauco Antonio Alves, Secretario de Estado de Planejamento George Braga, prefeitos, vereadores e secretários municipais da região central. A escolha das obras e ações prioritárias para a região foi o pivô da assembléia democrática e as propostas apontadas deverão ganhar preferência no Orçamento do Estado para os quatro anos de 2012 a 2015.



O PPA é uma exigência legal que definirá como o Poder Executivo trabalhará em benefício da população e para o desenvolvimento socioeconômico do Estado na gestão do governador Confúcio Moura (PMDB). Após escutar os cidadãos dos 52 municípios de Rondônia, o plano será encaminhado para a apreciação dos deputados da Assembléia Legislativa. Só ao final desse processo, em agosto, é que o governo elabora o seu orçamento.

Os temas do PPA foram discutidos em Grupos de Trabalho divididos em sete eixos: Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Ambiental, Segurança, Saúde, e Educação. Ao final dos trabalhos foram apresentados na plenária 101 projetos que irão compor o PPA Participativo elencados em consenso com as lideranças de cada um dos municípios participantes.



De acordo com o secretário George Braga os recursos vinham sendo degradados, dispersos em prioridades duvidosas e ninguém identificar melhor os seus problemas do que as comunidades territoriais. Seu povo deve ter o direito democrático de participar das soluções orientadas por essa e outras interpretação semelhantes.

De acordo com a chefe da SER Maria Araujo, o PPA participativo é a melhor forma do povo de cada município do Estado ter acesso aos gestores públicos. Segundo Maria Araujo, a caravana oportuniza o debate com a população, onde a equipe de governo escuta os anseios do cidadão e detectam as principais demandas da cidade por onde passa. Todas as reivindicações entrarão na pauta de elaboração da proposta final do PPA e serão resolvidos de acordo com as possibilidades do governo.



“Essa participação popular é fundamental para a gestão do governador Confúcio Moura. São os anseios de todos, desde o cidadão comum a associações de classe. Este espírito democrático será o diferencial. O governo está ouvindo o povo para atender suas demandas. A população dirá como é que devemos fazer, e assim nós planejaremos onde queremos chegar”, disse a chefe da SER Maria Araujo que agradeceu a participação exemplar de todos durante a plenária e a discussão dos grupos de trabalhos que tiveram acompanhamentos de técnicos do governo do Estado.



Autor: Alexandre Araujo


Fonte: ouropretoonline.com


Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia