Regionais : Advogado deixa defesa com texto poético
Enviado por alexandre em 25/05/2018 09:12:57

Advogado deixa defesa com texto poético

R7

Um requerimento assinado por um advogado da cidade de Manga, a 700 quilômetros de Belo Horizonte, chamou atenção pela liguagem poética e pela autoafirmação de bravura. Com a frase "É melhor um fim com medo do que um medo sem fim", o defensor solicitou ao juiz dispensa para não defender um acusado de crimes que faz parte de uma família conhecida como " os sem medo".

No decorrer do texto, em meio a um jogo de palavras que se aproxima de um texto literário, o advogado de 77 anos que se autodenomina um "pobre mortal" justifica: "Embora eu seja imunizado do sentimento de medo, agora eu tenho medo de não dar certo defender os 'sem medo'".

Ele tem um escritório particular na cidade e foi nomeado pelo juíz para defender um homem acusado de homicídio. A prática comum no meio judicial permite que o advogado indicado não aceite o processo e foi exatamente isso que preferiu fazer.

O advogado contou ao R7 que o suspeito já é um velho conhecido na região e que tanto ele quanto outros parentes estão envolvidos em diversos crimes. Ele afirma que não tem "medo de nada", mas prefere evitar o desgaste com o caso.

— Eu não tenho medo de nada, mas tenho certa reserva. Lamentavelmente, a família corre atrás da gente nos culpando de não fazer um bom trabalho se for condenado. Além disso, eu ia custar receber do Estado.

O mineiro exerce a advocacia há 45 anos. O defensor, que vem de família simples de pais analfabetos, explica que escreveu o ofício de linguagem descontraída rapidamente no Fórum da cidade, mas rejeitou o título de poeta.

— Não é poesia. Sempre que eu posso, eu gosto de escrever assim.

Nas últimas linhas do ofício enviado ao juíz, o advogado concluiu: "É melhor um fim com medo do que um medo sem fim". O pedido de resignação foi aceito pela Justiça e o caso enviado a outro defensor. O fato de ter optado por não ir ao tribunal com o processo não abalou a autoestima do advogado, garante ele.

— Eles falam de mim, mas eu não tenho medo deles. Eles são os "sem medo", eu sou o "coragem".

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia