Regionais : Prefeitura de Porto Velho comprou remédios superfaturados na gestão de Roberto Sobrinho (PT), PF prendeu um
Enviado por alexandre em 23/05/2011 11:54:13



A desarticulação, pela Polícia Federal, de uma quadrilha que desviava o dinheiro que o governo distribui para que os remédios cheguem à população foi destaque neste domingo no programa Fantástico, da Rede Globo.

Entre as prefeituras envolvidas no esquema de corrupção, o Fantástico citou, como o caso mais grave, a de Porto Velho, capital de Rondônia, administrada pelo Partido dos Trabalhadores. Em Porto Velho, pelo menos uma pessoa foi presa na operação da PF realizada na semana passada.

“As investigações apontam para três formas de desvio do dinheiro público. Primeira: o superfaturamento no preço dos remédios vendidos às prefeituras. Veja o exemplo de um anticoncepcional. Ele é encontrado a R$ 1,24 em farmácias populares. O mesmo medicamento, fabricado pelo mesmo laboratório, foi vendido pela Sulmedi à prefeitura de Porto Velho, em Rondônia, por R$ 9,90. Quase nove vezes mais caro”, diz a reportagem.

Fabio Valgas, chefe da Corregedoria Geral da União do Rio Grande do Sul, disse ao Fantástico que a situação mais grave foi encontrada em Porto Velho.


“Não tem dinheiro para diabetes. Dizem que vai chegar, mas ainda não tem”, lamenta a dona de casa Raimunda dos Santos.

Faltam os remédios do programa “Farmácia básica”.

“Ia no outro posto, chegava lá e também não tinha remédio”, acrescenta Raimunda dos Santos.

Por complicações do diabetes, Dona Raimunda perdeu o dedo do pé. “Já inflamou. O jeito foi cortar o pé”, diz.

“Faltar um medicamento de uma cesta de 80 medicamentos dispensado para o paciente gratuitamente não é uma falha”, diz Williames Pimentel, secretário de Saúde de Porto Velho.

“Eu não queria isso para mim”, lamenta Dona Raimunda.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia