Brasil : HISTÓRIA
Enviado por alexandre em 15/04/2018 20:05:17


Pescador captura peixe de cerca de 1,60 m e 22 quilos: 'Foi muita emoção'
Homem de 38 anos tem como hobby a pesca subaquática. Ele pensa em fazer uma festa com amigos com a carne do animal.
Apesar da experiência de 10 anos dedicados à pesca subaquática, o professor de eletrotécnica Josias Weber, de 38 anos, de Tijucas, na Grande Florianópolis, levou um susto ao capturar, na última terça-feira (10), um peixe de 22 quilos e cerca de 1,60 metros de comprimento. O animal foi encontrado em Porto Belo, no Litoral Norte catarinense, cidade vizinha a Tijucas.


"Foi muita emoção porque esse peixe é considerado dos mais difíceis de se capturar. Ele é muito arisco e vive entre as pedras em grandes profundidades, mas esse que eu capturei estava a menos de 4 metros, isso é muito atípico", conta.


Hobby

Josias se declara um pescador amador que se dedica à prática por hobby. A pesca subaquática foi feita em um mergulho com o uso de um arbalete. O peixe é uma caranha, de nome científico Lutjanus cyanopterus.


O pescador estava com seu parceiro de pesca David Rossi quando viram o peixe, na Praia de Araçá, após 40 minutos sem conseguir fazer nenhuma captura. No dia, a água do mar estava turva e ele escolheu ir para a parte mais rasa.


A caranha é um peixe bravo, segundo Josias, mas o pescador conseguiu acertá-lo com uma flecha. Ele e o parceiro de pesca levaram cerca de 20 minutos para conseguir retirá-lo da água. Esse foi o peixe mais pesado que Josias já capturou: "Meus pescados sempre foram abaixo dos 10 quilos".


Ele conta que houve quem dissesse que era história de pescador. "Eu mandei a foto no grupo da família e eles acreditaram, pois sempre trago peixes para casa. Mas em outros grupos de amigos, alguns pensaram que era montagem", diverte-se.


Josias diz que pretende consumir a caranha pescada. "Penso em fazer uma festa com os amigos para degustar", diz o pescador.


Licença

Para esse tipo pescaria, é preciso uma licença específica, explicou Fernando Cláudio, presidente da Associação Catarinense de Pesca Subaquática. Ela é feita sem aparelhos de respiração artificial, mas o mergulhador pode usar armas para capturar os peixes.


O presidente explica que a caranha não é rara em Santa Catarina, mas é difícil a captura quando o animal é maior. Geralmente, são pescados peixes da espécie de 2 a 10 quilos.





Gazeta Web

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia