Mais Notícias : Temer cogita candidatura para fazer autodefesa
Enviado por alexandre em 21/03/2018 08:07:24

Temer cogita candidatura para fazer autodefesa

Postado por Magno Martins

Josias de Souza

Vai ser candidato? Abalroado pela indagação ao sair de um almoço com o presidente colombiano Juan Manuel Santos, Michel Temer admitiu, finalmente, sua pretensão de disputar a reeleição. “Ainda não decidi. Não é improvável, mas ainda não decidi”, declarou o presidente.

E quanto à candidatura do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles? Temer respondeu com a barriga: “Tudo isso vai ser objeto de conversas —com o Meirelles, inclusive, que é uma grande figura”, disse, empurrando a definição com seu estômago protuberante.

De acordo com os dados mais recentes coletados pelo Datafolha, Temer comanda um governo reprovado por 7 em cada dez brasileiros. O percentual de eleitores que declaram que jamais votariam nele é de 60% —um índice de rejeição superior ao de Fernando Collor (44%) e Lula (40%).

Esses índices tóxicos fazem de Temer um ótimo alvo político, não um bom candidato. Só há uma razão para o detentor de tais marcas cogitar a hipótese de levar o próprio nome à urna eletrônica: a autodefesa. Temer se deu conta de que, se não estiver na disputa, vai apanhar indefeso.

Carismático como uma pedra de gelo, Temer preferia terceirizar sua defesa a um presidenciável que se dispusesse a representar o governo na campanha. “Defendo que o governo apoie um candidato”, vem declarando há semanas o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), amigo e auxiliar mais chegado ao presidente.

O diabo é que, por ora, só Henrique Meirelles se dispõe a enaltecer o dito “legado” da gestão Temer. Ainda assim, vai trombetear uma política econômica que considera mais sua do que do presidente. E tomará distância do passivo penal associado a Temer e seu séquito pegajoso de moreiras e padilhas, jucás e outras armadilhas. Se o quadro se mantiver assim até junho, Temer pode entrar no jogo —mais como advogado de si mesmo do que como candidato viável.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia