Regionais : Blog do Confúcio: Ouro Preto do Oeste: a praça mais bonita
Enviado por alexandre em 23/02/2018 00:29:48




Este ano, o meu carnaval foi muito especial, incomparavelmente fascinante. Suei muito, andei muito a pé pelas ruas de Ouro Preto do Oeste. A praça mais bonita do Estado está naquela cidade. Construída na gestão do Prefeito Carlos Magno. Ele aproveitou os mínimos detalhes de um igarapé que corta a cidade ao meio. Drenado e correndo em canais concretados, circula na praça inteira. Passarelas arqueadas em madeira, suspensas por cabos como pontes estaiadas. Pedras gigantescas agarradas ao leito original do solo. Pistas labirínticas para caminhadas, indo de uma rua a outra. Arborização incrivelmente bem distribuída. Passarelas suspensas ornadas por cabos em flecha. Em toda extensão corre o igarapé, suave e reflexivo. Tem palco coberto amplo e pistão enorme para shows campais. Há anos construída e ainda assim, persiste bela. Um logradouro divino que ostenta o luxo da cidade.

Andando mais acima, na direção do bairro do Aeroporto, tem outra menor, mas, não menos admirável – a Praça do Bosque (Canal da Cidadania construída no meu Governo) onde passei e vi pela manhã casais da pacas perambulando tranquilamente no meio dos pergolados, as capivaras também circulam em um brejo de burizais conservado ao fundo, dando ao ambiente o contraste para relaxamento e descanso.

Quem dispor de mais tempo pode avançar para ver o bosque de pesquisa de Embrapa, uma floresta experimental, que dispensa comentários e seguindo à frente para o Bairro do Aeroporto se depara com outro bosque devotada à pesquisa da Ceplac, de onde veio o novo e tolerante cacau clonal.

Ouro Preto, miolo do Estado, tem muito para mostrar ao rondoniense. Conheça Ouro Preto, inclusive, para aventuras de voos de parapente e visões inesquecíveis do alto Morro Chico Mendes.








BLOG DO CONFÚCIO MOURA

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia