Mais Notícias : Formação superior em Optometria é lançada no Rio
Enviado por alexandre em 18/02/2018 21:19:42


Rio - Nem todo mundo sabe, mas muitos problemas de visão poderiam ser resolvidos em uma consulta com um optometrista. Ele é o profissional que trata dos cuidados primários da saúde ocular, detectando e resolvendo de forma imediata dificuldades mais simples de percepção visual, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. O salário médio de um profissional de Optometria está em torno de R$ 5 mil. A formação superior é inédita no Rio, e foi implantada pela Universidade Braz Cubas, que mantém um polo educacional no Centro. A primeira turma prepara-se para iniciar o segundo semestre.

A coordenadora da instituição, Elizabeth Chaves, explica que o modelo do curso inclui aulas presenciais e a distância. "A Optometria é o primeiro curso superior na área de saúde no país a ter modalidade híbrida. A proposta é termos um sistema com disciplinas práticas presenciais, cursadas no polo Rio, e também conteúdos e disciplinas teóricas em ambiente online", diz.

De acordo com o IBGE, aproximadamente 19% da população brasileira tem algum problema de visão. Por meio de exames de função visual e prescrição do uso de lentes e óculos, o optometrista é capaz de resolver os casos mais simples, encaminhando pacientes com doenças mais complexas para o médico oftalmologista.

A graduação tem duração de sete semestres, que equivalem a três anos e meio. A grade curricular é focada na área de óptica, com disciplinas que incluem Anatomia e Fisiologia Ocular, Bioquímica da Visão, Ortóptica e Prótese Ocular, além de 480 horas de estágio supervisionado. "Os estudantes vão adquirir competências e habilidades fundamentais para trabalhar com a saúde ocular por meio de técnicas e recursos específicos", explica Elizabeth.

Segundo a coordenadora, o aluno sai preparado para trabalhar em óticas como responsável técnico, no Sistema Único de Saúde (SUS), na prestação de consultorias, pesquisas, pareceres legislativos ou como profissional liberal. De acordo com a Universidade Braz Cubas, a possibilidade é grande de os recém-formados encontrarem colocação imediata no mercado, principalmente em clínicas especializadas e em óticas. Além disso, o setor tem tido novas áreas de atuação, como as optometrias desportiva, pediátrica, geriátrica e ocupacional. "O mercado nessa área ainda é pouco explorado e com muitas oportunidades", explica a coordenadora.

Para Elizabeth, o campo de trabalho é grande no Sudeste, pois a região concentra 48% das óticas do Brasil. No Rio, há previsão para novas lojas. A ótica Gassi, por exemplo, pretende abrir cinco filiais na cidade este ano.

Apesar de ser pouco conhecida no Brasil, a profissão representa a primeira barreira contra a cegueira, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). "Porém, se o paciente tiver algum distúrbio ou doença, deverá ser encaminhado para o médico oftalmologista. Ele é quem deve tratar e indicar medicamentos", explica o estudante Luciano Medeiros, de 30 anos, que começou o curso na polo carioca da Braz Cubas, que fica na Rua Araújo Porto Alegre.

o dia

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia