Mais Notícias : Temer adia decisão de pautar Previdência para hoje
Enviado por alexandre em 07/12/2017 09:25:16

Temer adia decisão de pautar Previdência para hoje

Apesar dos esforços para votar a reforma da Previdência ainda este ano, o presidente Michel Temer (PMDB) decidiu esperar até a tarde de hoje para fazer a recontagem dos votos garantidos e avaliar se a matéria tem condições de ser pautada na Câmara na próxima semana. Isso porque o peemedebista não conseguiu reunir, até a noite de ontem, o apoio necessário para a aprovação das mudanças na aposentadoria.

Segundo ministros, Temer segue na linha de vender otimismo e "buscar consenso" nas legendas aliadas para marcar logo a data da votação. Na reunião, se falou que o governo poderia ter hoje de 260 a 270 votos, o que ainda não é suficiente para pautar a votação na Câmara, que precisa de 308 votos para ser aprovada.

Para tentar aumentar o atual placar, Temer promoverá nova rodada de reuniões e abrirá o gabinete presidencial para deputados indecisos e resistentes, porém a expectativa é pessimista mesmo dentro da equipe presidencial.

Até o momento, só o PMDB e o PTB fecharam questão sobre a votação, que é quando a bancada precisa votar unida, com possível punição para quem descumprir a ordem.

Participaram do encontro 18 ministros; 16 deputados, mais o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; além de presidentes de 7 partidos; e o secretário nacional de Previdência, Marcelo Caetano.

Mesmo com o otimismo do Governo, um fator interessante surpreendeu alguns deputados durante a reunião. Os parlamentares foram chamados para um jantar, mas, durante a conversa, só foi servido água. Teve quem foi informado na porta do Alvorada que o encontro não era um jantar e sim uma reunião de trabalho. A fome fez alguns deles lamentaram o ocorrido.

“Não defendo ficar punindo deputado” – O deputado federal pernambucano Jarbas Vasconcelos (PMDB) disse, entrevista ao site ‘O antagonista’, que vai votar a favor da reforma da Previdência, mas é contra punir quem não acompanhar a orientação do partido. Jarbas votou pelo prosseguimento das duas denúncias contra Michel Temer e foi ameaçado de ser punido.

Abandonando a vida pública – Deputado federal pelo PR de São Paulo, Tiririca subiu à tribuna da Câmara, ontem, para fazer um discurso no qual disse estar com "vergonha" da política e, por isso, está "abandonando a vida pública". Tiririca foi o segundo deputado mais votado no país em 2014, com mais de um milhão de votos. "Subo nesta tribuna pela primeira vez e pela última vez, não por morte, [mas] porque estou abandonando a vida pública", disse.

Apelo pela segurança – O prefeito de Palmares, Altair Júnior (PMDB), esteve, ontem, no Palácio do Campo das Princesas, para uma reunião com secretário de Segurança Pública, Antônio de Pádua, e a gerente geral da Polícia Científica, Sandra Maria dos Santos. Na ocasião, o secretário se colocou à disposição do prefeito para ajudar o município a combater a violência. Para isso, houve a doação de novas viaturas da polícia para Palmares. Ainda durante a reunião, a gerente da PC assumiu o compromisso de, no primeiro quadrimestre de 2018, entregar o Complexo Científico de Palmares.

Câmara aprova Refis rural – A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, projetos de lei que permitem parcelamento de dívidas (Refis) de produtores rurais com o Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) e de micro e pequenas empresas do Simples Nacional. No projeto sobre o Funrural, ainda serão analisados destaques, que têm previsão de serem votados na semana que vem. Depois, o texto segue para o Senado. Já o Refis para as pequenas empresas vai direto para a análise da outra Casa. Pelo texto aprovado, as empresas poderão parcelar as dívidas do regime tributário do Simples Nacional em até 180 parcelas, com 90% de desconto nos juros e multas.

Oposição unida – Com o objetivo de debater os problemas de Pernambuco e “unir” os opositores ao Governo Paulo Câmara (PSB), a oposição no Estado fará o seu primeiro encontro político na próxima segunda-feira, no Arcádia do Paço Alfândega, a partir das 17h. Nomes como os ministros de Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido) e da Educação, Mendonça Filho (DEM), os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (PMDB) e o ex-ministro das Cidades, deputado federal Bruno Araújo (PSDB), estarão presentes no evento.

CURTAS

LOMBADAS DESLIGADAS – Por conta do feriadão de Nossa Senhora da Conceição, amanhã, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, vai desligar, a partir do meio dia de hoje, as lombadas eletrônicas da PE-060 (Km 16,3 Ipojuca) e da PE-035 (km 7,3 e 7,9 Itapissuma). Os equipamentos de fiscalização eletrônica permanecerão desligados até às 5 horas da próxima segunda-feira (11).

NATAL SOLIDÁRIO – O bairro de Santo Amaro, no Recife, receberá pela primeira vez uma Feira de Artesanato. O evento, que acontecerá neste sábado (9), das 9h às 22h, no cruzamento entre as ruas Frei Cassimiro e Pombal, foi organizado pelo vereador Alcides Teixeira Neto, para oferecer uma oportunidade aos artistas do bairro de expor e comercializar o seu trabalho. O ponto alto de evento será às 19h, quando o parlamentar lançará o Natal Solidário, uma campanha para arrecadar doações para a comunidade.

Perguntar não ofende – Deve haver punição para o parlamentar que vota contra orientação do partido?



Pesquisador desanima no Recife: sem eleitor anti-Lula



Publicitário contratado por um outsider para fazer pesquisas qualitativas sobre a eleição de 2018 está quase desistindo de montar um grupo para análise no Recife.

O motivo: não consegue achar eleitores que rejeitem Lula

A informação é de Daniela Lima, no Painel da Folha de S.Paulo desta quinta-feira..

Enquanto isso, a consultoria do Senado estimou em R$ 1,6 bilhão/ano o gasto com o pagamento de auxílio-moradia ao Judiciário, Ministério Público e tribunais de Contas em todo o país.

Os dados foram pedidos por Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia