Mais Notícias : Política é lugar de mulher, sim, senhor!
Enviado por alexandre em 17/11/2017 09:34:06

Política é lugar de mulher, sim, senhor!

A Revista Forbes Brasil divulgou, ontem, a lista das nove mulheres mais poderosas do País. Tem ativista social, CEO do ramo turístico, editora de moda, varejista, jornalista, entre outras profissionais. Mas não havia nenhuma política no ranking. O fato joga holofotes num tema que merece atenção em tempos de renovação das nossas instituições: a política é um ambiente extremamente masculino e machista, em que a participação feminina ainda é muito restrita e pouco incentivada.

Precisamos abandonar o discurso e colocar em prática mecanismos que incentivem a participação da mulher em cargos públicos. Estimular mais mulheres a entrar na disputa eleitoral e participar ativamente da construção dos destinos da nação. A lei que obriga as chapas proporcionais a terem, em sua composição, 30% de mulheres é uma mera formalidade. Os partidos só a cumprem para não terem problemas com a Justiça Eleitoral.

Nem a eleição, e posterior reeleição, da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff, contribuiu para aumentar exponencialmente a participação feminina na política. Sem fazer juízo de valor acerca da figura de Dilma, ou ao que levou ao impeachment da petista, sua eleição foi um marco na Política de Gênero, mas que acabou não gerando os frutos que se esperava, minimizando uma desigualdade centenária que ainda persiste em nos incomodar.

O fenômeno é nacional. Mas o exemplo pernambucano ilustra bem o cenário. Atualmente, das 25 cadeiras de deputado federal do nosso Estado, apenas duas são ocupadas por mulheres. A comunista Luciana Santos, que, vale ressaltar, é uma exceção à regra pois ainda preside nacionalmente o PCdoB; e a sertaneja Creuza Pereira, ex-prefeita de Salgueiro, que está exercendo mandato na condição de suplente do PSB. Isso sem falar na Assembleia Legislativa e nas câmaras de vereadores.

O dever de casa tem que começar pelas próprias gestões públicas, em todos os níveis, que precisam criar secretarias e estimular de fato uma construção de gênero que não se restrinja a uma pasta figurativa; mas que seja transversal, ocupando lugar de destaque em toda ação do governo. As escolas, universidades e os movimentos e organizações sociais também têm papel fundamental nessa construção. São molas propulsoras desse conceito, assim como a imprensa, a publicidade e as redes socais. Só com muita educação é que vamos corrigir essa distorção e melhor representar nossa sociedade na política.

CADEIA NELES – Presos, ontem, em decorrência de uma decisão unânime da Primeira Seção do Tribunal Federal Regional da 2ª Região (TRF-2), três deputados estaduais do Rio de Janeiro podem ser soltos a qualquer momento pelos próprios pares. O poderoso Jorge Picciani (presidente da Alerj), Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB, foram em cana na Operação Cadeia Velha, por envolvimento em um esquema de propina no segmento de transporte público. Agora, após comunicação oficial feita pelo Judiciário, o Legislativo estadual pode revogar a prisão dos parlamentares.

CADEIA NELES 2 – Para deixar a prisão, Jorge Picciani e seus aliados precisam de 36 votos favoráveis entre 70 possíveis. A julgar pela força política que o presidente da Alerj tem na Casa, o objetivo deve ser alcançado e a liberdade, assegurada. O pior é que a revogação da prisão dos deputados é absolutamente legal, pois segue jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), criada no caso envolvendo o senador Aécio Neves. O Brasil é o País da piada pronta mesmo.

BEBETO E ROMÁRIO – Em meio ao mar de lama que virou a política no Rio de Janeiro, o Podemos filia hoje o deputado estadual e ex-jogador, Bebeto. O ex-craque pode reeditar, nas eleições de 2018, a dobradinha com Romário, famosa por ter levado o Brasil ao Tetra, em 1994. É que o baixinho, que exerce mandato de senador, deve candidatar-se ao Governo do Estado no próximo pleito. Se tiver o mesmo sucesso dos gramados, a dupla voltará a fazer história novamente.

BARRAGEM DO JUÁ – O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, estará hoje, em Floresta, para representar o governador Paulo Câmara na inauguração da Barragem do Juá. O equipamento deverá receber águas da transposição do São Francisco e beneficiar a população das cidades próximas. Em menos de dois meses, o secretário já realizou entregas importantes como sistemas de abastecimento de água, títulos de propriedade, e vem recebendo gestores de todo o estado em seu gabinete.

Curtas

IPUBI – Prefeito de Ipubi, Chico Siqueira foi ao Palácio do Campo das Princesas reunir-se com o governador Paulo Câmara. Os dois gestores trataram sobre repasses do FEM para o município e sobre a agência do Banco do Brasil. “Vamos pleitear mais ações que melhorem significativamente a vida de todos. Gestão se faz com parcerias certas, visão e responsabilidade; olhando sempre as melhorias para nossa cidade e nosso povo”, pontuou Chico. Ao prefeito, o governador adiantou que em breve cumprirá agenda na cidade.

CARNAUBEIRA DA PENHA – O deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira, anuncia uma ação para o município de Carnaubeira da Penha. Em recente reunião com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, Sebastião garantiu, junto ao gestor e ao governador Paulo Câmara, o investimento de R$ 3,3 milhões para a obra hídrica que minimizará os problemas causados pela escassez de água na cidade. A intervenção, que compreenderá toda rede de abastecimento de Carnaubeira da Penha, é uma antiga reivindicação da população que será atendida pelo Governo do Estado.

TAQUARITINGA DO NORTE – Em visita à Taquaritinga do Norte, o deputado federal Danilo Cabral confirmou aliança com Igor Miranda, que foi a grande surpresa da eleição do município de Vertentes, ampliando, assim, sua influência política no Agreste Setentrional. Segundo o parlamentar, a expressiva votação obtida por Igor na primeira disputa que participou reflete o desejo de mudança da população da cidade. Igor recebeu 45% dos votos no ano passado. “Queremos colocar nosso mandato à disposição do povo de Vertentes, junto com Igor e seu conjunto político, para que a gente possa contribuir para melhorar a qualidade de vida da população da cidade”, afirmou Danilo.

Perguntar não ofende: Só eu fiquei espantando com o valor total dos bens de Lula e seu filho (R$ 24 milhões) que o MPF pediu o bloqueio?

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia