Justiça : APANHANDO
Enviado por alexandre em 23/10/2017 20:59:12


Ministros do STF apanham 'mais que jogadores de futebol', diz Moraes
Para ministro da Corte, há um desequilíbrio entre os Poderes

Moraes ressalta que Legislativo está fragilizado e o Judiciário ganhou força (Foto: Carlos Moura/SCO/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) está popular a ponto de seus ministros apanharem “mais que jogadores de futebol”, afirmou o ministro da Corte Alexandre de Moraes. Segundo o magistrado, há um desequilíbrio entre os Poderes no Brasil, porque o Legislativo está fragilizado, enquanto o Judiciário, em sentido contrário, ganhou força. A maior parte da população não se lembra dos congressistas em quem votou.

"O que se institucionalizou na Justiça se perdeu no Legislativo. Casos e casos de corrupção se acumularam (no Legislativo). Aí surge a possibilidade de aparecer um salvador da pátria", afirmou durante palestra na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) na tarde desta segunda-feira, 23.

Moraes afirmou que um dos papeis do STF é "evitar a tirania da maioria". "Num embate entre o Executivo e o Legislativo, já verificamos que sempre no Brasil isso resultou em golpe", afirmou. Ele ainda fez um apelo para que, na próxima eleição, de 2018, a população seja mais criteriosa na escolha dos congressistas. E criticou o STF por ter declarado inconstitucional, em 2006, o obstáculo a partidos que não atingissem determinado desempenho, aprovado no Congresso. "O Supremo confundiu cláusula de barreira com cláusula de desempenho", acrescentou.

Moraes defende que haja um equilíbrio entre os Poderes no futuro. "O protagonismo (do STF) vai continuar até reequilibrar o papel do Poder Legislativo. Isso é o melhor para o País para evitar a guerrilha institucional que, de um dois anos para cá, estamos acompanhando", afirmou.

Apesar de criticar o Legislativo, Moraes disse também que o fortalecimento das instituições nos últimos 30 anos fez com que não houvesse "necessidade de pensar nas Forças Armadas como Poder Moderador", após o País passar pelo segundo impeachment, de Dilma Rousseff.

No início da sua palestra, Moraes brincou com uma pessoa da palestra que o interrompeu com o celular. "Estou sendo grampeado? Essa é uma moda da República ser grampeado", ironizou.

Envolvido em polêmica neste fim de semana, ao comentar nas redes sociais o fim da novela da Rede Globo que, em sua opinião, conferiu um ilusório glamour ao tráfico de drogas, Moraes não quis falar com a imprensa ao fim do evento. (AE)

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia