Regionais : Posto de Identificação para emissão da carteira de identidade RG é inaugurado em Vale do Paraiso
Enviado por alexandre em 15/10/2017 23:57:34


Posto de Identificação para emissão da carteira de identidade RG é inaugurado em Vale do Paraiso
Foi inaugurado na última sexta-feira (13) o Posto Avançado de Identificação no município de Vale do Paraiso, região central do Estado a solenidade contou com a presença do vice-governador Daniel Pereira que representou o governador Confúcio Moura, os deputados estaduais Marcelino Tenório e Cleiton Roque, secretário de segurança do estado, coronel – BM Liorberto Caetano, diretor-geral da Policia Civil, Eliseu Muller de Siqueira, diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) da Polícia Civil, Júlio Kasper, advogada Veralice Veris Gonçalves representando a secretária Executiva Regional de Governo polo IV Maria Araújo de Oliveira, prefeito do município Charles Luiz Gomes Pinheiro e outras autoridades. O Posto de Identificação vai funcionar no prédio do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, localizado na Rua Girassol nº. 4401, setor 1 com horário de atendimento das 7:30hs às 13:30hs.

O vice-governador Daniel Pereira enfatizou que com a entrega do posto avançado de identificação do município de Vale do Paraiso chega ao 24 os postos instalados em igual número de municípios. Daniel Pereira lembrou que em 40 anos Rondônia só tinha 29 locais para emissão da RG e que a meta do governo do Estado é fazer o termo de cooperação técnica com todos os 52 municípios levando assim cidadania ao povo e citou o caso da população de Vale do Paraíso que não vai ser necessário se deslocar para outros municípios em busca de tirar o mencionado documento tão importante para o dia- a- dia. Entre as vantagens segundo pontuou é o prazo para a entrega que antes era de até 6 meses e agora será no máximo em 60 dias, mas o governo do Estado já tem um projeto para ser colocado em pratica para reduzir este prazo. “O governo do Estado tem levado cidadania à todos os locais de Rondônia e inauguração do Posto de Identificação de Vale do Paraíso representa um compromisso assumido e cumprido com a sua população que é constituída de gente ordeira e trabalhadora”, pontuou o vice-governador.

Durante o ato de inauguração foi emitida a primeira RG no Posto de Identificação tendo a pequena Rafaela Soares Dias, 06 anos acompanhada da sua mãe a dona de casa Flavineia Cristina Rodrigues, sido escolhida. A dona de casa disse que o Posto de Identificação vai ajudar em muito as pessoas e explicou que antes não tinha procurado tirar a RG da sua filha em razão de não ter tempo para se deslocar para o município de Ouro Preto do Oeste, distante 40 km de Vale do Paraiso. No Posto de Identificação os funcionários coleta os dados da pessoa, que serão encaminhados ao Instituto de Identificação Científica e Criminal Engrácia da Costa Francisco, órgão ligado à Polícia Civil do Estado, para processar e emitir os documentos.

O prefeito do município Charles Gomes asseverou que com a inauguração do Posto de Identificação quem ganha é a população que terá um serviço essência e com qualidade graças a parceria com o governo do Estado e apoio da Assembleia Legislativa do Estado no caso de Vale do Paraíso, destaca-se o deputado estadual Marcelino Tenório que disponibilizou emenda parlamentar para adquiri o kit necessário para a emissão do documento.

Pelo termo de cooperação, o governo de Rondônia treina os funcionários das prefeituras – para cada posto estão sendo treinadas duas pessoas – e fornece os equipamentos necessários para o cadastro e coleta de informações. São máquina fotográfica digital, leitor óptico de digitais, modulo cenário para captura de imagens e módulo para acondicionamento e transporte desses instrumentos, além de fonte alimentação e licença de acesso ao software utilizado para cadastrar. O kit tem o custo de R$ 12 mil.
À prefeitura cabe viabilizar a estrutura do posto, cedendo funcionário e local, computador e impressora. Os servidores assinam termo de responsabilidade para fazer este trabalho. O termo de cooperação técnica ocorrerá pelo prazo de cinco anos.










Fonte

Texto: Alexandre Araujo

Fotos: Alexandre Araujo

Secom – Governo de Rondônia



Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia