Regionais : Assembleia destina R$ 5 milhões para Hospital do Câncer de Cacoal
Enviado por alexandre em 23/04/2011 17:43:35




Presidente Valter Araújo e deputados visitaram Facimed, Hospital Daniel Comboni e Hospital Regional de Cacoal
Uma emenda conjunta dos 24 deputados estaduais vai garantir a liberação de R$ 5 milhões para o hospital Daniel Comboni de Cacoal, em construção, cuja especialidade é o tratamento do câncer. O deputado Valter Araújo, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, esteve na manhã de quarta-feira (20), visitando as dependências do hospital na companhia de vários deputados estaduais, entre eles Valdivino Tucura (PPR), Glaucione Rodrigues (PSDC), Maurão de Carvalho (PP), Ana da 8 (PTdoB), Hermínio Coelho (PT), Zequinha Araújo (PMDB), Euripedes Lebrão (PTN), Saulo Moreira (PDT) e Adelino Follador (PMDB).
Segundo o presidente da Ale, todos os deputados estaduais foram signatários do contingenciamento de recursos para atender o hospital de Cacoal Daniel Comboni na sua estrutura de oncologia para atender a população de Rondônia. “Estes recursos são da Assembleia Legislativa por decisão dos deputados estaduais que conjuntamente decidiram a destinação para atender o hospital São Daniel Comboni”, frisou Araújo.
O presidente e os deputados conheceram a estrutura do hospital com uma área física de12 mil metros quadrados de construção pra abrigar centros cirúrgicos, estruturas para radiologia, quimioterapia, laboratórios, centro cardiológico, Imagem, entre outros.
As metas da direção do Daniel Comboni é transformar o hospital em um avançado centro oncológico, com capacidade de 240 atendimentos radioterápicos por dia. De acordo com o diretor técnico do hospital, o cirurgião oncológico Cláudio Queiroz, em cinco anos o Daniel Comboni deverá estar equiparado com os melhores hospitais do gênero do país, alcançando posteriormente o transplante de medula óssea, tratamento renal e hepático. O deputado Valter elogiou a estrutura que está sendo implantada no hospital e garantiu a deliberação imediata para a liberação dos recursos. A ALE realizou na quarta a primeira sessão itinerante da Assembléia em Cacoal.
Facimed – O presidente conheceu a estrutura da Facimed, Faculdade de Medicina de Cacoal, que também atende a população por intermédio de convênios e forma mão de obra na área médica e na especialidade odontológica. Acompanhado de Divino Cardoso, ex-prefeito de Cacoal e presidente da instituição, o presidente da Ale Valter Araujo conheceu a estrutura de clínicas, laboratórios e centros odontológicos. No próximo mês novas unidades estarão sendo inauguradas, como é o caso do centro de fisioterapia, que também será disponibilizado para a população.
Hospital Regional – O presidente Valter Araújo também esteve na companhia dos deputados estaduais e do Secretário de Estado Adjunto de Saúde, José Batista, conhecendo a estrutura do Hospital Regional de Cacoal. Segundo Batista, até o final do mês de julho próximo, o HR deverá estar com toda a sua estrutura em funcionamento, com 28 leitos de UTI e novos centros cirúrgicos para atender a demanda regional em todas as especialidades. O presidente da Ale disse que o caminho para diminuir a demanda no setor de saúde é a realização de ações emergenciais e a regionalização, com investimentos em hospitais localizados em pólos regionais para desafogar a estrutura hospitalar da capital.

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Publicidade Notícia